Folha de S. Paulo


Apple lança News, aplicativo para ler notícias de sites e blogs

A Apple apresentou nesta segunda-feira (8) o News, um aplicativo que permite ao usuário ler notícias de sites e blogs em uma interface que imita a de uma revista digital.

Ele substitui o Newsstand (Banca) nos aparelhos que usam o sistema iOS (iPad, iPhone e iPod touch).

Os parceiros da Apple na iniciativa incluem os jornais "The New York Times", "The Guardian", "Financial Times", "The Telegraph" e "Daily Mail", as redes CNN e ESPN, as revistas "The Atlantic" e "Vogue", e sites como BuzzFeed e The Verge, entre outros.

Além da função de "seguir" determinada publicação, o app tem notícias recomendadas conforme as preferências inseridas pelo usuário e as definidas por um algoritmo conforme o histórico de leitura.

O funcionamento da plataforma é semelhante a um popular aplicativo para iPad, o Flipboard, mas também se aproxima ao de outros agregadores, como são categorizados Feedly e Pocket, por exemplo.

Justin Sullivan/Getty Images/AFP
SAN FRANCISCO, CA - JUNE 08: Susan Prescott, Apple vice president of Product Management and Marketing, speaks during the Apple WWDC on June 8, 2015 in San Francisco, California. Apple annouced a new OS X, El Capitan, iOS 9 and Apple Music during the keynote at the annual developers conference that runs through June 12. Justin Sullivan/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Executiva da Apple apresenta o app News durante conferência anual da empresa, em São Francisco

Para os criadores de conteúdo –a plataforma será aberta para qualquer tipo de publicação, profissional ou amadora–, a empresa oferecerá faturamento integral com anúncios vendidos por eles ou 70% da renda dos anúncios que a Apple incluir com sua tecnologia iAds.

O lançamento deve ocorrer entre setembro e dezembro, com o novo iOS 9 e os próximos modelos de iPhone. Como os demais apps embarcados da marca (Notes, iTunes, FaceTime), o News não poderá ser desinstalado.

A princípio, o News será disponibilizado só na Austrália, nos EUA e no Reino Unido.

APPLE x IMPRENSA

No mês passado, o Facebook anunciou uma parceria com veículos jornalísticos –incluindo BBC e também BuzzFeed, "The New York Times", "The Guardian" e "The Atlantic"– para uma nova ferramenta de publicação de textos no seu aplicativo para iPhone, intitulada Instant Articles.

A ideia da rede social é evitar que o usuário deixe seu aplicativo ao clicar para ler um artigo. Para isso, assim como a Apple com o News, permite que as reportagens sejam adaptadas para ter a identidade visual da marca e permeadas por conteúdo multimídia (GIFs, vídeos) e interativo (mapas, gráficos).

A publicação na plataforma da Apple demanda adaptações do conteúdo por meio da ferramenta News Publisher, disponível em fase de testes para desenvolvedores.

A empresa fica com 30% do faturamento resultantes de assinaturas feitas por meio do News. Veículos não poderão incluir sistema de restrição de leitura para usuários não pagantes (o chamado "paywall").

"The New York Times", por exemplo, oferecerá 30 textos diários de graça por meio do News.

A Apple diz que os anúncios comercializados pela sua rede iAd "ajudam o negócio [dos meios de imprensa] ao prover direcionamento e gerenciamento de campanhas publicitárias", apesar de publicamente atacar práticas de empresas que usam os dados de usuários para faturar com propagandas.

O mercado jornalístico se dividiu entre elogios ao app, críticas quanto à divisão de faturamento com publicidade e ceticismo sobre o sucesso da ferramenta.

O repórter YURI GONZAGA viajou a convite da Apple


Endereço da página:

Links no texto: