Folha de S. Paulo


Instagram e Pinterest passam a vender produtos dentro das redes sociais

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Botão
Botão "Shop now", do Instagram

Pinterest e Instagram, dois populares apps de redes sociais com foco em imagens, lançaram botões de compra, em esforços rivais por dominar o nascente mercado de comércio móvel.

Ben Silbermann, presidente-executivo do Pinterest, anunciou os "pins compráveis" do site de álbuns de imagens online, e grupos de varejo como a Macy's e a Nordstrom assinaram como vendedores na plataforma.

Ele disse que a capacidade de comprar no Pinterest - que funciona como uma lista de desejos para muitos dos usuários - era a solicitação número um de suas dezenas de milhões de usuários em todo o mundo. Mais de dois milhões de produtos estarão disponíveis para compras nos Estados Unidos pelo iPhone ou iPad, este mês, e apps para usuários do Android e uma expansão internacional virão mais tarde.

Contrastando seu site, repleto de álbuns e de imagens de comida, viagens e artesanato, aos apps funcionais de comércio, centrados em buscas, operados pela Amazon, Alibaba e eBay, ele disse que o Pinterest podia ajudar usuários a encontrar novos produtos pelos quais não estivessem necessariamente procurando.
"O Pinterest não é para quem quer realizar uma tarefa, mas para ajudar as pessoas a descobrir produtos bonitos e que elas amem", ele disse a uma audiência na sede da empresa em San Francisco.

Os usuários poderão comprar sem sair do app, usando detalhes de cartão de crédito armazenados pela Stripe, pela Braintree (controlada pelo eBay), ou pela Apple Pay –os parceiros de pagamentos do Pinterest– e encaminhando seus endereços ao comerciante em questão.

Os varejistas poderão usar os pins promocionais, o modelo de publicidade do Pinterest, para expor seus produtos a novas audiências. A companhia lançou o botão de compras em junho para permitir a adesão de mais parceiros de varejo antes da temporada de festas.

Evan Sharp, cofundador do Pinterest, disse que o site foi projetado para ser "um catálogo geral de tudo que existe", o que o torna ideal para o comércio.

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Pinterest adiciona botão
Pinterest adiciona botão "comprar"

"O Pinterest foi concebido para mostrar coisas, ideias e produtos. Se alguém vai fazer o trabalho direito, será um serviço que gira em torno de coisas e não daquilo que os amigos do usuário estão fazendo", ele disse, em uma ligeira crítica a rivais como Facebook, Twitter e YouTube, todos os quais interessados em se expandir ao comércio.

O Instagram, app de fotografia controlado pelo Facebook que conta com mais de 300 milhões de usuários, também anunciou um novo produto publicitário que permite que o varejo venda usando seu app móvel. O Instagram vem lentamente lançando um serviço de propaganda, concentrado em marketing de marcas que acompanhe as imagens de alta qualidade que os usuários costumam subir para a plataforma.

Ao contrário do Pinterest, a experiência de compras do Instagram não acontece completamente dentro do app.

Mas ela se beneficia da capacidade do Facebook de direcionar anúncios a usuários com base em dados demográficos, interesses e listas de clientes do varejo. O Instagram permitirá que o Facebook Marketing Partners e agências usem a infraestrutura do Facebook, e se expandirá ao longo deste ano.

Debra Aho Williamson, principal analista do grupo de pesquisa e-Marketer, disse que as atualizações "mudam completamente o caráter e natureza da publicidade no Instagram", atendendo a demandas que os anunciantes vinham expressando há muito tempo.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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