Folha de S. Paulo


Criador de site para venda de drogas é condenado à prisão perpétua nos EUA

Reprodução/Google+/Ross Ulbricht
Ross William Ulbricht, acusado pelo FBI de ser o responsável pelo site Silk Road
Ross William Ulbricht, acusado pelo FBI de ser o responsável pelo site Silk Road

O americano Ross Ulbricht, fundador do site Silk Road, foi condenado nesta sexta-feira (29) à prisão perpétua pela Justiça de Nova York (EUA).

Ulbricht, 31, formado em física, era conhecido on-line pelo pseudônimo "Dread Pirate Roberts", que usou para criar o site.

O Silk Road, que ficou no ar entre fevereiro de 2011 e julho de 2013 —e movimentou, nesse período, segundo o processo, US$ 210 milhões só com drogas— funcionava como um comércio clandestino de entorpecentes, remédios controlados, documentos falsos e equipamentos para hacking.

O site era um dos mais conhecidos da chamada "internet profunda", parte da web que não é acessível a partir de navegadores comuns —como Chrome, Firefox e Internet Explorer—, e cujos sites não podem ser achados por buscadores como o Google; eles usam o navegador TOR, que embaralha as informações antes de transmiti-las pela rede, e moedas virtuais, como o Bitcoin.

Ulbricht foi condenado a cinco sentenças de prisão: uma de 20 anos, uma de 15, uma de cinco e duas perpétuas, segundo o jornal "The Guardian", por diferentes crimes ligados ao tráfico de drogas. Não há possibilidade de liberdade condicional.

Pais de usuários do Silk Road que foram vítimas de overdose compareceram ao tribunal durante o julgamento, fazendo o condenado chorar enquanto pedia desculpas. "Nunca quis que isso acontecesse, queria voltar no tempo e convencer a mim mesmo a tomar um rumo diferente", disse Ulbricht. "Eu mudei, não sou mais o homem que era quando criei o Silk Road".

Sua defesa colheu cartas de amigos e familiares alegando que ele poderia contribuir com a sociedade apesar dos crimes.

A juíza Katherine Forrest não se convenceu com os argumentos. "O propósito do Silk Road era de estar acima das leis", disse. "Você não é melhor do que qualquer outro traficante de drogas. Sua educação não o faz diferente, e torna isso ainda mais inexplicável".


Endereço da página: