Folha de S. Paulo


Jovem usa até ralo de banheiro em 'kit perrengue' de produção no YouTube

Canos de PVC e ralos de banheiro podem ser usados para melhorar um dos aspectos mais importantes de um vídeo, a iluminação. Ao menos essa é a crença de profissionais que trabalham no YouTube Space, um centro de produção administrado pelo Google em São Paulo que oferece estrutura básica para canais brasileiros no site de vídeo.

Otavio Albuquerque, gerente de conteúdo do espaço, que fica no bairro do Bom Retiro, diz que a iluminação e a captação de áudio são dois fatores cruciais na produção de um vídeo e influenciam no número de inscritos que um canal no site pode receber.

"Vídeos gravados em locais pequenos, com parede branca, se forem bem produzidos, podem parecer feitos em estúdio", diz.

Por causa disso, ele lançou a ideia de inventar um "kit perrengue", com equipamentos de iluminação feitos de materiais baratos –nas contas do Google, o conjunto de suporte de câmera, três tripés de luz e três refletores custa cerca de R$ 400, valor que é quase um quinto do que custariam esses equipamentos nas versões profissionais (R$1.800)

O kit foi criado por Wallison Felicio, 23, que é ex-aluno do Instituto Criar de TV, uma ONG do apresentador Luciano Huck que oferece treinamento a jovens de baixa renda na área audiovisual. Ele buscou os itens em lojas de material de construção e bolou o sistema como se fosse um Lego –as peças podem ser montadas e desmontadas de acordo com a necessidade.

"Tem gente que não tem grana para refletor, mas um pequeno circuito elétrico básico de fazer já ajuda", diz. "É mais uma inspiração para a pessoa, até que ela tenha recursos para um equipamento profissional."

A montagem do equipamento é ensinada em workshops ministrados no centro de produção. Mais informações no site. Veja abaixo indicações de como é feito o kit.


Endereço da página:

Links no texto: