Folha de S. Paulo


Artista usa drone para fazer desenho de pipa 'voar' em SP; assista

O artista argentino Tec, que costuma fazer intervenções urbanas no asfalto, como os bichos (lagartixa, rato e peixes) pintados em ruas do bairro de Perdizes, em São Paulo, resolveu usar drones em seu novo projeto. A ideia é que as imagens feitas a partir das aeronaves não tripuladas simulem o voo de pipas.

O projeto, chamado Pipa, é composto por uma série de vídeos de curta duração feitos por um drone, mostrando desenhos que ele fez em ladeiras do bairro de Americanópolis, em São Paulo.

"Procuro ladeiras acentuadas para conseguir ver desenhos no chão como se fosse em paredes", diz Tec, que conta que seu apelido não tem nenhuma relação com tecnologia –é um apelido de infância.

Veja vídeo

A escolha do bairro foi por uma indicação de um amigo do artista. Encantando com a quantidade de crianças brincando nas ruas, Tec resolveu pintar pipas, brincadeira usual entre eles.

"Quis fazer a filmagem dos drones saindo do chão para então conseguir mostrar o trabalho, porque assim conseguiria remeter ao processo que a pipa também faz antes de alcançar grandes alturas", diz o artista.

Também conta que há tempos já estava de olho nos drones e em maneiras de usá-los para fazer seus registros. Tendo em mente a dimensão do projeto, fez parceria com a empresa Avant Drones para conseguir usar versões mais profissionais do aparelho.

Tec Fase
Vista aérea de uma das pipas desenhadas pelo artista argentino Tec
Vista aérea de uma das pipas desenhadas pelo artista argentino Tec

A exposição do Projeto Pipa estreia dia 11 de abril no Instituto Eduqativo da galeria Choque Cultural e irá contar com as filmagens produzidas pelo drone, uma série de fotografias das pipas e um documentário sobre o processo de trabalho. O espaço fica aberto para visitação até o dia 30 de maio.

*

PROJETO PIPA

ABERTURA 11 de abril às 19h
QUANDO até 30 de maio (de terça a sábado, das 11h às 18h)
ONDE Eduqativo, instituto da galeria de arte Choque Cultural (r. Capitão Salomão, 26, 1º andar)
QUANTO entrada livre
tel. 3227-2024.

Colaborou VICTORIA AZEVEDO, de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: