Folha de S. Paulo


Apps de táxi vão mudar sistema para coibir assédio a mulheres

Aplicativos para chamar táxi vão dar aos passageiros a opção de ocultar o número de telefone para o motorista, como forma de evitar que o profissional use o contato posteriormente. A mudança tem o objetivo de coibir principalmente o assédio a mulheres.

Uma petição feita no Brasil por meio do site Change.org sobre esse assunto recebeu mais de 27 mil assinaturas. O pedido era endereçado especificamente ao Easy Taxi, o app mais conhecido desse mercado, que foi criado aqui e hoje atua em 30 países. "[Mulheres] têm sido assediadas após a corrida por mensagens de texto e WhatsApp, uma vez que os aplicativos dão os dados da passageira aos taxistas", diz o abaixo-assinado.

A analista de sustentabilidade Ana Clara Leite, 22, autora da campanha, diz que já sofreu assédio dentro de táxis, mas não com corridas combinadas por meio de aplicativos –ela conhecia relatos sobre o tema e leu reportagens publicadas na imprensa sobre o assunto. Depois de iniciar a petição, Leite começou a receber relatos de meninas que sofreram com o problema.

Reprodução
Página do 99Taxis em que haverá opção de ocultar telefone para o motorista
Página do 99Taxis em que haverá opção de ocultar telefone para o motorista

"Normalmente os relatos seguem a mesma linha: as meninas pegam o táxi e depois recebem mensagens do taxista dizendo que elas são lindas, que querem sair com elas, e outras de mais baixo calão", conta. "Isso só parava quando elas ameaçavam denunciar."

Dennis Wang, presidente-executivo do Easy Taxi, diz que a companhia já havia escutado sobre esse tipo de prática dos taxistas, mas que reclamações sobre o assunto não são recorrentes (o mais comum é que usuários entrem em contato para tentar recuperar algo que esqueceram no carro).

Em casos de denúncias, os profissionais são suspensos por tempo determinado ou banidos do sistema –hoje, cerca de 15% dos 110 mil motoristas que usam a ferramenta no Brasil cumprem ou já cumpriram suspensão.

INVESTIMENTO

De acordo com o executivo, a companhia já tinha planos de adotar um sistema que não permita que os taxistas fiquem com dados do passageiro, mas esse tipo de tecnologia tinha um valor muito alto.

Agora que o preço baixou, o app deve ganhar a funcionalidade daqui a dois ou três meses. A empresa vai adotar uma ferramenta criada pela americana Twilio, em que o motorista ou o usuário na verdade ligam para uma central, que retransmite a chamada. Recentemente, o app Uber também anunciou que passaria a usar essa tecnologia.

Enquanto o sistema não é implementado, usuários que desejarem ocultar seus números devem enviar e-mail para telefone@easytaxi.com.br.

Outra grande companhia desse mercado, a 99Taxis, que tem 100 mil taxistas cadastrados, anunciou que no mês que vem vai fazer uma atualização no aplicativo para oferecer a opção de ocultar o número.

"Em seguida criaremos outros canais de comunicação do taxista para o passageiro sem a necessidade de ligar ou saber o número, através do próprio aplicativo", diz a companhia, em nota –uma das medidas, já implementadas, foi aumentar o número de mensagens automáticas enviadas por meio do app (como "estou atrasado"), o que reduz a necessidade de ligações.


Endereço da página:

Links no texto: