Folha de S. Paulo


Fraude on-line se aproveita de novo recurso de ligações do WhatsApp

Se você receber uma mensagem que promete desbloquear a nova função de ligações gratuitas do WhatsApp, ignore. É só um golpe para lhe mostrar anúncios e encher seus contatos de spam.

O site de tecnologia Softonic e a empresa de segurança Panda Security alertaram que impostores têm se aproveitado do lançamento gradual da novidade ao menos desde quinta-feira passada (5).

A mensagem fraudulenta leva o usuário para o site whatsappcalling.com e lhe pede para convidar 10 amigos, além de responder perguntas para uma pesquisa on-line. No fim, nenhum recurso de ligações é ativado.

O jeito mais seguro de ter acesso ao recurso é esperar uma futura atualização do WhatsApp. A empresa começou a liberá-lo para seus usuários de Android no fim de fevereiro, segundo o site de tecnologia "Android Police".

Reprodução/"Android Police"
Interface do WhatsApp com acesso ao novo recurso de chamadas de voz
Interface do WhatsApp com acesso ao novo recurso de chamadas de voz

Relatos de usuários também mostram que a função chegou ao Brasil pelo menos desde o último fim de semana. Aparentemente, usuários poderiam passar a ter a novidade depois de receber uma ligação de um usuário que já a possuía. Mas essa janela foi fechada.

A ferramenta, já presente em alternativas como Messenger ou Viber, permite ligar para contatos sem a necessidade de uma operadora, caso o usuário esteja conectado a uma rede wi-fi, ou utilizando os dados de uma franquia contratada.

Como mostram as capturas de tela acima, o recurso cria três divisões na interface do WhatsApp -uma delas exclusiva para um histórico de chamadas de voz feitas ou perdidas.

Ainda não há informações sobre quando a novidade estará disponível para todos os usuários.


Endereço da página:

Links no texto: