Folha de S. Paulo


Fabricação de videogames no Brasil teve queda de 25% em 2014

A quantidade de videogames fabricados em território brasileiro caiu cerca de 25% em 2014 na comparação com 2013, segundo dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

No ano retrasado, a Zona Franca de Manaus produziu quase 1,4 milhão de unidades de videogames. Em 2014, foi fabricado cerca de 1 milhão.

Com base na venda industrial para o varejo, o faturamento em 2013 foi de cerca de R$ 800 milhões e, em 2014, de R$ 633 milhões –queda de 21%.

Nick Adams/Reuters
O console Xbox One, fabricado na Zona Franca de Manaus
O console Xbox One, fabricado na Zona Franca de Manaus

Segundo José Jorge do Nascimento Júnior, coordenador-geral de acompanhamento de projetos industriais da Suframa, o resultado é reflexo de dificuldades impostas pelo atual cenário econômico.

"Assim como diversos segmentos produtivos em todo o país, o setor de telejogos foi impactado pelas dificuldades impostas pelo recente cenário econômico nacional e internacional", disse o executivo à Folha por e-mail. "Os números refletem, principalmente, a readequação dos investimentos das empresas do setor."

A ZFM é responsável pela produção brasileira dos principais consoles do mercado mundial, como o Xbox 360, da Microsoft, e o PlayStation 3, da Sony.

Dentre os videogames de última geração, o Xbox One já é fabricado pela ZFM, enquanto o PlayStation 4 continua chegando ao país apenas por importação.

Os consoles da Nintendo não são fabricados no Brasil e, recentemente, deixaram também de ser distribuídos em território nacional.

De acordo com Júnior, as expectativas do polo industrial para 2015 são positivas. "Principalmente pela decisão da Microsoft produzir o seu console (Xbox One), atualmente o mais expressivo produzido nacionalmente", afirmou o coordenador.


Endereço da página:

Links no texto: