Folha de S. Paulo


Xiaomi ultrapassa Samsung e se torna líder em smartphones na China

Conhecida como a Apple da China, a fabricante Xiaomi assumiu a liderança de vendas de smartphones no país.

Com crescimento de 150% nas vendas em um ano, a companhia pulou da 5ª para a primeira posição no 4º trimestre e também em todo o ano de 2014, de acordo com a empresa de pesquisas IDC.

A avaliação é que a estratégia de ter aparelhos com boas características técnicas e preços baixos e de realizar promoções relâmpago impulsionou o desempenho da companhia.

Com apenas quatro anos de existência, a companhia também se beneficiou de uma queda acentuada da Samsung. A líder mundial do mercado de telefones apresentou uma retração de 50% nas vendas do 4º trimestre e de 22% no ano de 2014.

De acordo com a IDC, foram vendidos 107,5 milhões de smartphones na China no 4º trimestre, um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2013.

Apesar da venda de aparelhos 3G ter sido afetada pela redução nos subsídios por parte das operadoras, o mercado conseguiu crescer no 4º trimestre de 2014 por conta do crescimento das vendas de aparelhos 4G, disse Tay Xiaohan, analista da IDC.

De acordo com ela, as vendas on-line têm ganhado importância na China, reduzindo a participação das operadoras nas vendas de aparelhos. Em 2014, as vendas de smartphones no país chegaram a 420,7 milhões, alta de 20%. Para 2015, a estimativa é que o mercado desacelere e avance 10%.


Endereço da página: