Folha de S. Paulo


Campanha de prevenção à Aids cria rusga entre ministério e Tinder

Na última segunda (9), o Ministério da Saúde divulgou uma iniciativa de prevenção à Aids em que foram criados perfis falsos no Tinder para entrar em contato com a população.

Disfarçados de pessoas normais, os perfis iniciavam a conversa dizendo: "E aí, curte sexo sem camisinha?". Após a resposta do usuário, era divulgada uma mensagem oficial de conscientização: "Olha, é difícil saber quem tem HIV. Se divirta, mas se proteja. Essa é uma ação do Ministério da Saúde".

Nessa terça (10), o Tinder disse que os "fakes" seriam desativados por violarem os termos de serviço do aplicativo.

Reprodução
Alana, um dos perfis falso criados pelo ministério no Tinder
Alana, um dos perfis falsos criados pelo ministério no Tinder

"Vocês não estão autorizados a fazer anúncios por meio do Tinder", tuitou Rosette Pambakian, executiva de comunicação corporativa da empresa, com menção à conta do ministério no microblog.

No entanto, segundo a pasta, os perfis já foram desativados há dias. A campanha foi realizada em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro.

À Folha, o ministério afirma que verificou os termos de uso do aplicativo antes de criar o projeto. "Os termos de uso do Tinder só falam de uso comercial, e a nossa campanha foi uma iniciativa de utilidade pública", justificou-se o órgão do governo.

Além do Tinder, a campanha foi realizada também no aplicativo Hornet, ferramenta de paquera voltada para o público gay masculino. De acordo com o ministério, a iniciativa atingiu mais de 2.000 usuários.


Endereço da página: