Folha de S. Paulo


SP deve abrir 12 oficinas de 'faça você mesmo' até o fim do ano

A Prefeitura de São Paulo pretende abrir 12 Fab Labs, que são oficinas com equipamentos abertas ao público, na capital paulista até o final de 2015. A informação é do secretário de Serviços da prefeitura, Simão Pedro Chiovetti

Normalmente, Fab Labs são espaços abertos que fornecem a infraestrutura para que os visitantes desenvolvam os seus próprios projetos. São oferecidas máquinas como impressoras 3D, fresadoras e cortadoras a laser.

Já há unidades no Brasil desse tipo de laboratório em funcionamento, como o Garagem Fab Lab, que fica no bairro da Bela Vista, em São Paulo, e outro na USP.

"A ideia é oferecer acesso a equipamentos e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3D, não só para quem quer aprender a manusear novos instrumentos, mas também como suporte para pequenos empreendedores", disse o secretário, durante entrevista coletiva que abriu a Campus Party 2015 –evento de tecnologia que começa nesta terça-feira (3), em São Paulo.

Segundo Chiovetti, o primeiro Fab Lab será aberto em Cidade Tiradentes, na zona leste. Bairros como Itaquera, Freguesia do Ó e Butantã também receberão as oficinas públicas.

O edital da proposta está sendo concluído e deve ser apresentado nesta semana.

O secretário citou ainda o projeto de instalação de wi-fi público em praças da cidade. Segundo ele, 108 das 120 praças incluídas inicialmente na iniciativa já possuem internet sem fio.

"A coordenadoria tem a pretensão de abrir um outro processo e de repensar o financiamento das praças digitais nesse ano para pelo menos duplicarmos esse numero", afirmou.

CAMPUS PARTY

A oitava edição da Campus Party começou nesta terça-feira (3) e vai até o próximo sábado (8), no Expo Imigrantes, zona sul de São Paulo.

O evento tem uma temática central pela primeira vez: os campuseiros vão celebrar o 150º aniversário do livro "Da Terra à Lua", de Júlio Verne.

Entre as principais atrações estão o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, o jornalista Chris Anderson, ex-editor da revista "Wired", e o ator Paul Zaloom, que ficou famoso nos anos 1990 por seu papel em "O Mundo de Beakman".

Colaborou JOÃO VITOR OLIVEIRA, de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: