Folha de S. Paulo


Facebook supera estimativa de receita de analistas; usuários já são 1,4 bi

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (28), durante o balanço em relação ao último trimestre do ano passado, receita de US$ 3,85 bilhões, 20,2% superior aos três meses imediatamente anteriores e 48,9% maior que o mesmo período do ano passado.

O lucro, por outro lado, caiu de US$ 806 milhões no trimestre encerrado em 30 de setembro para US$ 701 milhões no findado em 31 de dezembro, em conformidade com projeções.

Comparado ao trimestre correspondente do ano anterior, contudo, o lucro foi 34% maior.

O lucro por ação foi de US$ 0,54, superior ao US$ 0,49 estimado por analistas ouvidos pela Thomson Reuters.

Robert Galbraith - 30.abr.14/Reuters
O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, durante evento da empresa em San Francisco
O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, durante evento da empresa em San Francisco

Ao mesmo tempo, a empresa –que controla a rede social de mesmo nome, junto com o Instagram e o WhatsApp– atingiu 1,39 bilhão de usuários ativos no seu produto principal, número 13% superior que o do último trimestre de 2013.

Em relação aos três meses imediatamente anteriores, a expansão na base de usuários foi de 3,19%.

Tal cálculo de pessoas que usam a rede social leva em consideração aqueles que usam o serviço ao menos uma vez por mês, a medida mais difundida no segmento da internet.

O Facebook também divulga dados sobre usuários ativos diariamente –atualmente 890 milhões– e os que usam todo dia pelo celular –são 745 milhões.

Pessoas que usam a rede somente por meio de um dispositivo móvel são 526 milhões, número 77,7% maior que no ano anterior e que representa 37,8% do total de usuários atuais.

O faturamento foi 1,8% superior aos US$ 3,78 bilhões estimados por analistas.

Os resultados refletem o bom desempenho da empresa em anúncios, especialmente em relação aos exibidos para usuários de celulares e tablets (69% das vendas em publicidade no período), e o aumento no gasto de pesquisa e desenvolvimento (que saltou para US$ 1,1 bilhão ou 82% acima do trimestre anterior).

O negócio de propagandas é responsável por 93% da renda do Facebook.

Recentemente, a rede passou a inserir anúncios em vídeo que têm a reprodução iniciada automaticamente, um segmento lucrativo.

Mark Zuckerberg, presidente-executivo e cofundador da companhia, disse que prosseguirá com os investimentos em pesquisa, que têm retorno lento ou baixo (se algum).

No ano passado, a empresa adquiriu a Oculus, fabricante de dispositivos de realidade virtual. Outra iniciativa da empresa que é focada nos ganhos de longo prazo é a Internet.org, que busca prover acesso à internet para populações de áreas remotas.

RESULTADO ANUAL

No ano todo, a receita foi de US$ 12,47 bilhões, incremento de 58,3% em relação a 2013, quando fora de US$ 7,87 milhões.

O lucro anual de US$ 2,94 bilhões praticamente dobra o conseguido no ano anterior, de US$ 1,5 bilhão.

Logo depois do anúncio, por volta das 19h50 (horário de Brasília) as ações da companhia sediada em Menlo Park, Califórnia, caíam 2,65%, para US$ 74,22, nas negociações depois do fim do pregão tradicional.


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