Folha de S. Paulo


Drones são usados no tráfico de drogas na fronteira do México com os EUA

A queda de um drone (aeronave não tripulada) carregado com metanfetamina em um estacionamento de supermercado em uma cidade fronteiriça entre os EUA e o México nesta terça (20) levantou a questão de os veículos estarem sendo utilizados por traficantes para passar drogas na região.

No caso, divulgado pela polícia mexicana em Tijuana e repercutido pela agência Associated Press, o helicóptero controlado remotamente tinha seis pacotes do narcótico, num peso total de 2,7 kg.

A autoridade ainda investiga quem eram o dono e o destinatário da "correspondência".

O porta-voz da polícia local Jorge Morrua afirmou que não é a primeira vez que viu drones sendo usados para transportar droga por através da fronteira.

Em abril do ano passado, diz a agência de notícias, oficiais do Estado americano da Carolina do Sul encontraram um drone próximo ao muro de um centro de detenção que carregava celulares, maconha e fumo.

Em caso semelhante no Brasil, um mini-helicóptero foi usado por bandidos para levar cocaína a um presídio em São José dos Campos (SP) em março do mesmo ano.

Além das aeronaves, os criminosos na região limítrofe dos EUA e do México usam métodos como catapultas e túneis para o comércio das substâncias proibidas.


Endereço da página:

Links no texto: