Folha de S. Paulo


Microsoft anuncia HoloLens, óculos que cria holografias no mundo real

Divulgação
Os óculos de realidade virtual da Microsoft, HoloLens, que cria holografias no mundo real
Os óculos de realidade virtual da Microsoft, HoloLens, que cria holografias no mundo real

Microsoft anunciou nesta quarta-feira (21) o óculos de realidade virtual HoloLens, que cria imagens holográficas em torno do mundo real. O produto permite aos usuários interagir com objetos virtuais que se posicionam de acordo com o cenário real —é possível, por exemplo, usar uma sala de estar como "fase" de um jogo.

O cientista da computação brasileiro Alex Kipman, conhecido por ter desenvolvido o Kinect, foi ao palco para o anúncio. De acordo com a revista "Wired", que teve acesso ao produto com antecedência, o desenvolvimento do HoloLens demorou cinco anos para ser concluído.

A grande novidade técnica do produto é um novo tipo de placa, chamada pela Microsoft de HPU, sigla para "holographic processing unit" ("unidade de processamento holográfico", em inglês). Graças a esse novo tipo de placa e a diversos sensores, o óculos analisa o ambiente ao redor e é capaz de, em tempo real, posicionar objetos virtuais como se fossem reais, segundo Kipman.

Reprodução
O engenheiro Alex Kipan (à esq.), no anúncio do óculos de realidade virtual Microsoft HoloLens
O engenheiro Alex Kipan (à esq.), no anúncio do óculos de realidade virtual Microsoft HoloLens

"Em última instância, você percebe o mundo por causa da luz", disse Kipman à "Wired". "Se eu pudesse magicamente ligar um depurador, poderíamos ver fótons se movimentando pelo mundo. Eventualmente, eles atingiriam a parte de trás dos seus olhos e, por isso, você imagina como o mundo é. Você essencialmente alucina sobre o que o mundo é, ou vê o que sua mente quer que você veja", completou.

No mesmo evento, na sede da empresa em Seattle (EUA), a Microsoft anunciou o Windows 10.


Endereço da página:

Links no texto: