Folha de S. Paulo


Banco japonês terá robô como recepcionista

Os clientes do banco japonês Mitsubishi UFJ serão recebidos a partir deste ano por NAO, um pequeno robô com aptidões comunicativas, capaz de responder a perguntas básicas sobre os serviços da instituição, informou a empresa nesta quarta-feira (14) à Efe.

O androide mede 58 cm e, além de falar 19 idiomas, é capaz de analisar a expressão facial e o comportamento dos clientes com os quais interage.

"Incorporando uma ferramenta como esta, podemos impulsionar a comunicação com nossos clientes", explicou um porta-voz da Mitsubishi UFJ, informando que a quantidade de robôs nas agências bancárias de Tóquio ainda não foi definida.

NAO foi desenvolvido pela empresa francesa Aldebaran Robotics, propriedade do gigante das telecomunicações SoftBank, líder do setor da telefonia móvel no Japão, e tem um custo aproximado de US$ 8 mil (R$ 21 mil) a unidade.

O Japão está apostando forte na robótica, e várias grandes companhias já trabalham com essas máquinas em algumas de suas lojas. Esse é o caso de Pepper, também desenvolvida pela Aldebaran, que desde junho do ano atende clientes nas lojas de Ginza e Omotesando na capital japonesa onde o SoftBank possui representação comercial.

A Nestlé também decidiu incorporar o mesmo androide como funcionário em seus pontos de venda no Japão em outubro do ano passado. De acordo com essa companhia suíça, a intenção é usar o robô em até mil lojas ao redor do mundo até o fim deste ano.

Abaixo, um vídeo de apresentação do robô NAO.

NAO


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