Folha de S. Paulo


Cofundador da Apple diz que fundação da empresa em garagem é um mito

A garagem da casa onde Steve Jobs passou sua infância, em Los Altos, na Califórnia é conhecida como o marco zero da fundação da Apple. Lá, o falecido fundador da empresa e seu parceiro Steve Wozniak teriam fabricado os primeiros computadores Apple 1 em 1976.

Entretanto, em entrevista à Bloomberg na quinta-feira (4), Wozniak afirmou que existe "um pouco de mito" sobre essa história.

Fernanda Ezabella/Folhapress
A garagem da casa de infância de Steve Jobs, em Los Altos, na Califórnia (EUA)
A garagem da casa de infância de Steve Jobs, em Los Altos, na Califórnia (EUA)

"Nós não fabricamos nada por lá, nem fizemos design, protótipos ou planejamento de produtos", afirmou o cofundador da companhia. "O local não tinha muito propósito, a não ser fazer com que nos sentíssemos em casa".

Segundo ele, dificilmente havia mais de duas pessoas na garagem e, na maioria das vezes, elas só "ficavam sentadas por ali sem fazer nada de muito produtivo".

"Nós levávamos os projetos finalizados para a garagem para testá-los, e depois voltávamos com eles para a loja, que nos pagava", afirmou Wozniak.

Apesar disso, a casa onde morou Steve Jobs foi designada como sítio histórico pela Comissão Histórica de Los Altos em 2013. No documento, o órgão considera o local como marco da fundação da Apple e diz que, lá, foram montados os primeiros 50 Apple 1.


Endereço da página:

Links no texto: