Folha de S. Paulo


Samsung reduzirá nº de modelos de smartphones no ano que vem em 30%

A Samsung, líder mundial em smartphones, mas submetida à crescente competição dos chineses, reduzirá consideravelmente sua oferta neste setor e produzirá modelos mais baratos e, portanto, mais acessíveis nos países emergentes.

Esta mudança de estratégia, esperada por vários analistas, foi confirmada nesta terça-feira (18) por um porta-voz da empresa e apresentada em Nova York por seus relações públicas Robert Yi.

Neste ano, como relata o site "Ars Technica", a empresa lançou mundialmente meros 56 modelos de celular, ante 27 da HTC, 11 da Motorola e dois da Apple.

Reprodução/GSMArena.com
Aparelhos lançados pela Samsung em 2014
Aparelhos lançados pela Samsung em 2014

Segundo ele, a Samsung, que registrou uma queda de 50% de seus lucros no terceiro trimestre, quer reduzir de um terço a um quarto o número de smartphones que lançará no mercado em 2015, mas não disse o número exato de modelos que representará esta redução.

Paralelamente, o grupo aumentará a produção de seus celulares inteligentes mais baratos, para competir com modelos chineses da Huawei, Lenovo e Xiaomi.

"Já não era sem tempo que reduzissem seus custos, algo indispensável para estabilizar suas margens de lucros", comentou Robert Cihra, analista da Evercore ISI, citado pelo "Wall Street Journal".

De fato, a divisão de telefonia móvel da Samsung registrou um lucro operacional de 1,75 trilhão de wons (US$ 1,6 bilhão) entre julho e setembro, frente aos 6,7 trilhões (US$ 6,1 bilhões) do ano anterior, ou seja, uma queda de 74%.

A Samsung continua sendo a líder mundial, mas sua cota de mercado passou de 35% em 2013 para pouco menos de 23% nos dias de hoje, à frente da Apple (12%), enquanto as marcas chinesas não param de ganhar terreno.


Endereço da página:

Links no texto: