Folha de S. Paulo


Dia de descontos do Alibaba arrecada US$ 9,3 bi em 24h e bate recorde

Brendan McDermid/Reuters
Jack Ma, fundador do Alibaba, bate palmas durante estreia da empresa na Bolsa de Nova York
Jack Ma (com o martelo), fundador do Alibaba, durante estreia da empresa na Bolsa de Nova York

O varejista online chinês Alibaba diz ter vendido mais de de US$ 9,3 bilhões em 278 milhões de pedidos durante o seu "Festival de compras 11.11", dia de descontos anual promovido pela empresa que acontece nesta terça-feira (11).

Nas 24 horas do evento, o valor recorde de 57,1 bilhões de iuanes (US$ 9,3 bilhões ou R$ 24 bilhões) havia sido arrecadado pelos vendedores do gigante de comércio eletrônico. No ano passado, o "festival" movimentou US$ 5,8 bilhões, com 150 milhões de pedidos.

O evento é considerado uma espécie de versão chinesa do "Black Friday", dia em que lojas americanas oferecem grandes descontos aos clientes, e é realizado quando os chineses lamentam ou comemoram o "Dia dos Solteiros" –uma brincadeira com os quatro "1s" da data.

Editoria de Arte/Folhapress

Leia a história de Jack Ma, fundador do Alibaba, em quadrinhos

Os números deste ano foram impulsionados pela "iniciativa de pré-venda" do Alibaba. Os comerciantes começaram a anunciar os preços promocionais em 15 de outubro, recebendo depósitos pelos itens, mas apenas processando pagamentos integrais e enviando os produtos nesta terça (11).

Além disso, esta é a primeira vez que o dia de promoções é global, chegando a consumidores em mais de 200 países –inclusive o Brasil–, segundo a empresa.

O "Festival de Compras 11.11", que segundo o Alibaba é a maior venda online em 24 horas, começou em 2009 quando 27 lojistas no site Tmall.com ofereceram fortes descontos para impulsionar vendas num período que em geral seria fraco.


Endereço da página:

Links no texto: