Folha de S. Paulo


WhatsApp passa a mostrar se mensagem foi lida

Reprodução
Função que acusa se mensagem foi lida no WhatsApp
Função que acusa se mensagem foi lida no WhatsApp; à dir., janela que mostra horário da visualização

O WhatsApp começou a disponibilizar para alguns usuários a função de "mensagem lida", semelhante à que tem o Messenger, do Facebook –empresa que adquiriu o WhatsApp neste ano.

A implementação ganhou notoriedade nesta quarta-feira (5), apesar de haver relatos de que ela funcionava para alguns usuários anteriormente.

A capacidade torna azul a cor dos sinais de "tique" (que antes só acusavam o envio e o recebimento) posicionados logo depois de textos, fotos ou dos vídeos submetidos, e foi explicada por meio de uma das páginas de ajuda do serviço.

Antes, um "tique" avisava que o envio da mensagem havia sido bem-sucedido; dois, que o envio e o recebimento haviam sido completados.

Reprodução
Página de ajuda do WhatsApp indica possível nova função que acusa se mensagem já foi lida
Página de ajuda do WhatsApp indica possível nova função que acusa se mensagem já foi lida

A novidade também serve para grupos: quando todos os integrantes de uma sala virtual visualizam o conteúdo de uma mensagem, o aplicativo também mostra o duplo tique azul para quem o enviou. Antes, só havia um sinal de "tique", que confirmava o envio.

Também é possível ver o horário da leitura –basta pressionar a mensagem e, depois, clicar no ícone "i", de informação. Com o mesmo método, é possível verificar quais membros de um grupo fizeram a leitura de determinado conteúdo.

Em rápido teste nesta quarta-feira (5), a Folha pôde, por meio do aplicativo atualizado para Android, usar a ferramenta.

Em alguns aparelhos, não foi preciso fazer uma atualização do app para que a capacidade passasse a funcionar; em outros, foi necessário.

Posteriormente, foi divulgado que é possível usar uma artimanha para prevenir o envio do alerta.

Não ficou claro se o usuário terá a opção de desativar a função, a fim de ocultar a informação de ter lido a mensagem.

Mesmo quem escolhe omitir o último horário de entrada no WhatsApp (em Configurações > Informações da Conta > Privacidade > Visto por último) emite os alertas automáticos de visualização.


Endereço da página:

Links no texto: