Folha de S. Paulo


Aposentada pela Microsoft, Nokia foi essencial na história dos celulares

Depois de 35 anos como um dos principais nomes na indústria de telefones celulares, a Nokia virou um fantasma em um segmento que ajudou a criar.

A Microsoft, que desembolsou US$ 7,2 bilhões para comprar a companhia, decidiu abandonar a marca "Nokia" na linha de smartphones Lumia no último mês.

A partir de agora, os aparelhos serão vendidos como Microsoft Lumia.

A marca Nokia continuará a existir apenas em alguns celulares de segundo escalão, mais simples, voltados a mercados emergentes.

O que sobrou da gigante finlandesa é muito pouco para uma empresa que liderou o mercado mundial de celulares de 1998 a 2012 –e chegou a ter 40% do mercado.

Com quase 150 anos de história, a Nokia teve influência direta no desenvolvimento das redes de telefonia com padrão GSM, hoje a norma em quase todo o mundo.

Se você troca o chip do seu celular para escolher a melhor operadora, por exemplo, é resultado do padrão GSM. A marca também foi responsável pelo primeiro SMS do mundo, em 1993.

O QUE DEU ERRADO

"Os dois maiores erros da Nokia foram a demora em perceber que uma plataforma fechada (Symbian) não serviria para o futuro e o consequente atraso em sua entrada no mundo de smartphones com plataformas abertas", diz Ricardo Barbará, diretor de vendas da companhia no Brasil entre 2005 e 2009.

A Nokia chegou a produzir no Brasil 52 modelos diferentes de celular em um só ano (média de um por semana), mas isso mudou rápido.

Em 2007, surgiu o iPhone, que foi visto pela empresa como produto de nicho.

No ano seguinte, veio o primeiro celular com Android. A Nokia preferiu fazer piada. Em 2010, Anssi Vanjoki, executivo-chefe da companhia na época, afirmou que adotar o Android era como "fazer xixi na calça no inverno, pois o alívio temporário é seguido por algo ainda pior".

A Samsung adotou o Android e hoje lidera o mercado mundial de smartphones, segundo a consultoria IDC. A Nokia ficou com o Symbian até 2011, quando adotou o Windows Phone.

"Existia uma certa arrogância nos finlandeses em aceitar um novo caminho. É difícil mexer em time que está ganhando. A arrogância pode ter trazido uma certa miopia", afirma Fernando Terni, presidente da Nokia no Brasil entre 2002 e 2006 (veja a entrevista completa aqui).

Veja o vídeo

Livre da divisão de celulares, o que restou da Nokia independente da Microsoft atuará em infraestrutura de telecomunicações, mapas e novas tecnologias.

Para os mais otimistas, a nova Nokia segue um caminho já traçado pela empresa antes. Em 1992, a empresa se desfez de outras unidades, como a que fazia pneus e galochas, para focar em telecomunicações.

Mas, para os finlandeses, a queda dói. "A Finlândia tinha dois pilares que entraram em colapso", afirmou no mês passado Alexander Stubb, premiê finlandês, enquanto tentava explicar a difícil situação econômica do país.

"Paradoxalmente, você poderia dizer que o iPhone matou a Nokia e o iPad matou a indústria de papel finlandesa", disse. Curiosidade: a Nokia surgiu como uma fábrica de papel.

*

ASCENSÃO E QUEDA

1865
O engenheiro de mineração Fredik Idestam funda uma fábrica de papel na cidade de Tampere, sudoeste da Finlândia; três anos depois a segunda fábrica é fundada às margens do rio Nokiavirta e surge então a sociedade anônima batizada de Nokia Ab

1967
Três empresas finlandesas são fundidas, dando origem à Nokia Corporation. O conglomerado fabricava diferentes artigos em papel e borracha, cabos para telecomunicações, eletrônicos, equipamento militar, alumínio, plástico e outros produtos químicos

1979
Em parceria com a Salora, fabricante finlandesa de TVs, a Nokia funda uma empresa de radiotelefonia, batizada de Mobira Oy

1984
A Nokia compra a parte da Salora no negócio e rebatiza a empresa para Nokia-Mobira

1987
A Nokia lança seu primeiro celular, o Mobira Cityman, que ganhou notoriedade após uma foto em que o então líder soviético Mikhail Gorbachev aparece fazendo uma ligação

1991
A primeira ligação comercial do mundo em uma rede GSM (ou 2G) é feita com um aparelho da Nokia -a companhia foi fundamental no desenvolvimento no padrão

1992
A corporação decide focar telecomunicações e começa a se desfazer de seus outros negócios

1994
A Nokia lança a série 2100, primeira a conter o ringtone clássico da empresa; 20 milhões de unidades são vendidas

1998
A empresa se torna líder mundial no mercado de telefones celulares

2001
O Nokia 7650, primeiro da empresa com câmera, é lançado

2003
Chega ao mercado o Nokia 1110, um dos celulares mais vendidos da história; foram mais de 200 milhões de unidades

2005
A companhia atinge a marca de 1 bilhão de telefones vendidos

2008
O primeiro smartphone com Android, o HTC Dream, é lançado

2009
A Nokia tem seu primeiro prejuízo desde que começou a registrar os resultados fiscais por trimestre, prática iniciada em 1996

2011
A empresa anuncia a parceria com a Microsoft, substituindo o Symbian pelo Windows Phone em seus telefones; o Lumia 800, primeiro com Windows Phone, é lançado

2012
A Nokia lança o PureView 808, último celular com Symbian, a Samsung toma a liderança do mercado de celulares

2013
A Microsoft paga US$ 7,2 bilhões pela divisão de celulares da Nokia, que passará a focar apenas em infraestrutura, serviços e software

2014
Antes do negócio ser completado, a Nokia lança a linha X, que roda Android; meses depois a Microsoft decide matar o aparelho e remover a marca"Nokia" dos aparelhos da linha Lumia


Endereço da página:

Links no texto: