Folha de S. Paulo


Alibaba traz 'Black Friday chinesa' ao Brasil em novembro

Brendan McDermid/Reuters
Jack Ma, fundador e diretor-executivo da empresa chinesa de e-commerce Alibaba, bate palmas durante estreia da empresa na Bolsa de Nova York
Jack Ma, fundador e diretor-executivo da empresa chinesa de e-commerce Alibaba, bate palmas durante estreia da empresa na Bolsa de Nova York

O grupo Alibaba, empresa chinesa de vendas on-line, anunciou nesta quinta-feira (30) que irá promover, no Brasil, seu maior evento de vendas na China, o "Festival de Compras 11.11". O evento –cujo nome faz referência à data em que ocorre, 11 de novembro– é considerado uma espécie de versão chinesa do "Black Friday", dia em que lojas americanas oferecem grandes descontos aos clientes.

Na edição do ano passado, a companhia vendeu US$ 5,8 bilhões, na melhor data em faturamento para a companhia. Em 2012, o Alibaba vendeu mais do que as americanas eBay e Amazon juntas.

Atualmente a promoção dura 24 horas e oferece 50% de desconto aos consumidores. Segundo informações que circulam no mercado, o AliExpress, shopping virtual da empresa no país, teria fechado o primeiro semestre no grupo dos cinco maiores shoppings virtuais no Brasil, em termos de visitação de clientes. A empresa não comenta.

Editoria de Arte/Folhapress

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Em comunicado, a empresa informa que, até o momento, o Festival de Compras 11.11 era restrito a consumidores de língua chinesa. No entanto, neste ano os representantes do Grupo Alibaba anunciaram a extensão do evento para outros países, como o Brasil, com participação dos sites AliExpress e Tmall Global.

"Aos consumidores do AliExpress no Brasil e em outros mercados-chave, a empresa disponibilizará frete internacional grátis para algumas mercadorias selecionadas", informa em comunicado.

Ainda segundo a nota, "o serviço de correio nacional da China trabalhará em parceria com o correio brasileiro para garantir agilidade na liberação das mercadorias pela alfândega e na entrega."


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