Folha de S. Paulo


LG planeja lançar TVs de ponto quântico, mais baratas que Oled

A sul-coreana LG, fabricante dos caros televisores com tela Oled, disse nesta quarta-feira (29) que irá complementar sua próxima linha de TVs com tecnologia de tela de ponto quântico.

A companhia é atualmente a segunda maior fabricante mundial de televisores, atrás apenas da conterrânea Samsung.

"Estamos perseguindo uma estratégia dupla com a tecnologia de ponto quântico e Oled", afirmou o diretor-financeiro da LG, Jung Do-hyun, a analistas.

O novo tipo de tela faz uso de nanocristais como fonte de iluminação. Batizada de QLED, a tecnologia trabalha com cores mais vivas e consome menos energia do que os televisores de Oled, segundo o site "QLED.info".

Além disso, de acordo com analistas, as TVs com ponto quântico são uma alternativa mais barata às Oled e são mais fáceis de fabricar, apesar de a tecnologia ser nascente e poucos modelos estarem disponíveis atualmente –a japonesa Sony é uma das poucas que vendem o produto.

Uma TV Oled de 65 polegadas lançada pela LG este ano custa 12 milhões de wons (US$ 11,4 mil, em conversão direta) na Coreia do Sul.

Com mais concorrentes utilizando o QLED, analistas dizem que a LG não pode se dar ao luxo de ser deixada para trás.

Rick Wilking - 7.jan.2013/Reuters
Executivo da LG apresenta TV de Oled da fabricante em 2013
Executivo da LG apresenta TV de Oled da fabricante em 2013

FIM DA TV DE PLASMA

Na terça (29), a LG anunciou que vai encerrar seu negócio de televisão de plasma até o final de novembro, à medida que a tecnologia, há muito ultrapassada por telas de cristal líquido, chega um passo mais perto de seu fim.

Segundo a companhia, a decisão reflete a queda na demanda por aparelhos do tipo, que corresponderam a apenas 2,4% de receita da fabricante em 2013.

A saída era amplamente aguardada já que TVs de LCD se tornaram o padrão nos mercados mundiais.

Com reportagem de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: