Folha de S. Paulo


Anatel lança aplicativo que mostra qualidade das operadoras no país

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou nesta semana o aplicativo Serviço Móvel, que ranqueia as operadoras de telefonia móvel com base na qualidade do serviço que oferecem.

Disponível para Android e iOS, o app usa o GPS do celular para determinar o município do usuário –que também pode revelar sua localização manualmente– e então exibe a posição das teles em rankings de dados, de voz e de quantidade de antenas, ERBs (estações rádio-base).

Ao colocar o celular na horizontal, essas informações são apresentadas em gráficos de linha, nos quais o desempenho das operadoras é comparado com os patamares de referência que elas precisam atingir.

Divulgação
Aplicativo Serviço Móvel, da Anatel, que permite consultar a qualidade das operadoras
Aplicativo Serviço Móvel, da Anatel, que permite consultar a qualidade das operadoras

O Anatel Serviço Móvel também mostra num mapa o local em que estão instaladas antenas licenciadas e ativas das operadoras. Todas as informações são disponibilizadas pela Anatel.

A primeira versão do aplicativo ainda é lenta, pouco responsiva e conta com falhas primárias de interação. Ela, por exemplo, não responde bem aos gestos necessários para alterar o ranking exibido, e os mapas, principalmente, demoram muito para carregar.


Endereço da página:

Links no texto: