Folha de S. Paulo


Designer da Apple diz que produtos inspirados nos da marca são 'roubo'

O chefe de design da Apple e em grande parte o responsável pelo projeto dos dispositivos da empresa, Jonathan Ive, criticou duramente os aparelhos de concorrentes que têm características semelhantes, que disse considerar criminosos, como os da líder do mercado chinês Xiaomi.

"Não vejo como envaidecedor", disse o britânico Jony Ive, 47, vice-presidente-sênior de design da fabricante americana e o líder de projetos de iPod, iPhone e iPad, durante uma conferência organizada pela revista "Vanity Fair" em San Francisco nesta quinta-feira (9). "Vejo como roubo."

Stephen Lam - 9.set.14/Reuters
Jonathan Ive fala à imprensa após o lançamento do iPhone 6 em Cupertino, Califórnia
Jonathan Ive fala à imprensa após o lançamento do iPhone 6 em Cupertino, Califórnia

A pergunta havia sido feita por um membro da plateia presente, segundo a BBC, especificamente sobre os aparelhos da Xiaomi que teriam sido "copiados", mas ele se referiu à concorrência no geral.

"A última coisa que me vem à cabeça [ao ver um aparelho semelhante a um da Apple] é 'oh, isso é lisonjeiro'. Todos esses finais de semana em que não pude estar em casa com a minha família [e ficou em vez disso trabalhando]", afirmou, na Vanity Fair New Estabilishment Summit, em San Francisco. "Acho que isso é preguiça e roubo. Não acho que seja 'ok' de jeito nenhum."

A Apple processou durante anos a Samsung por causa de capacidades e características visuais de seus produtos que teriam sido "emprestadas" dos da Apple.

A Xiaomi já foi acusada de copiar claramente os aparelhos da fabricante americana, mas rejeita as afirmações.

Um analista consultado pela BBC minimizou a afirmação de Ive, dizendo que a Apple (e, por consequência, o próprio designer) aprende com produtos de outras fabricantes.

Zhang Jin - 22.jul.14/Xinhua
O diretor-executivo da Xiaomi fala durante conferência da empresa em Pequim
O diretor-executivo da Xiaomi fala durante conferência da empresa em Pequim

 


Endereço da página:

Links no texto: