Folha de S. Paulo


Instagram vai começar a mostrar anúncios no Brasil no ano que vem

O Instagram, rede social fotográfica que pertence ao Facebook, começará a exibir imagens publicitárias a usuários brasileiros no começo do ano que vem, anunciou a empresa nesta quarta-feira (8).

Os aplicativos de usuários em países como Austrália, EUA e Reino Unido já mostram anúncios em fotos aos consumidores locais. A publicidade é direcionada (refinada) conforme os dados sobre o usuário coletados pelo Facebook.

A introdução de propagandas no serviço foi anunciada em setembro de 2013, e entrou em vigor em novembro daquele ano, nos EUA. As mensagens publicitárias são marcadas com uma etiqueta "sponsored" (patrocinado) no canto superior direito.

Divulgação
Exemplo de anúncio no Instagram; mensagem
Exemplo de anúncio no Instagram; mensagem "patrocinado" aparece no topo, à direita

A informação foi divulgada pelo diretor-geral do Facebook no Brasil, Leonardo Tristão, em entrevista ao jornal "Valor". A publicação diz que a receita estimada da empresa americana no Brasil é de entre US$ 200 milhões e US$ 300 milhões (ante US$ 8 bilhões globais), segundo analistas.

Na reportagem, o executivo ressalta a importância dos dispositivos móveis (76% dos acessos do Facebook no país são feitos por meio de um celular ou de um tablet).

A rede, que comemorou na terça (7) quatro anos de fundação, diz ter 200 milhões de usuários no mundo –os números específicos sobre o país não são divulgados.

Consultada, a assessoria de imprensa do Instagram no Brasil disse que a empresa "não tem previsão de data" e que está contratando um profissional que será o responsável pela capitalização do serviço no país.


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