Folha de S. Paulo


iOS 8 trava com mais frequência do que sistema anterior, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela Crittercism, que monitora o desempenho de dispositivos, atestou que aplicativos tem travado com mais frequência no iOS 8 do que na versão anterior do software.

A companhia levantou dados de usuários entre os últimos dias 17 –quando o novo sistema foi lançado – e 22, e descobriu que a taxa de travamento na última atualização foi 78% superior à do iOS 7.1.

Segundo a pesquisa, ao final da análise os aplicativos no iOS 8 haviam travado a uma taxa de 3,56%, enquanto no 7.1 a média é de 2%.

O problema foi mais frequente nos aparelhos mais antigos: no dia 22, as aplicações travaram 3,57% das vezes em que foram utilizadas nos iPhones 4, 4s, 5s e 5c (a Crittercism incluiu o iPhone 4 nos dados, apesar do dispositivo não rodar o iOS 8) e em apenas 2,11% dos casos no iPhone 6 Plus.

À Bloomberg, Andrew Levy, presidente-executivo da Crittercism, disse que o software inclui mais de 4.000 funções e modificações novas e que os desenvolvedores de aplicativo estão "penando para se adaptar".

Um porta-voz da Apple recusou-se a comentar o assunto com o site.

Jeff Chiu/AP
Tim Cook, presidente-executivo da Apple, apresenta o iOS 8 durante conferência
Tim Cook, presidente-executivo da Apple, apresenta o iOS 8 durante conferência

iOS 8

O novo sistema trouxe poucas mudanças para o usuário em relação ao iOS 7.1. Uma das principais novidades é o recurso de notificações "inteligentes", que permite ao consumidor interagir com qualquer notificação sem precisar sair do aplicativo que estiver usando.

A atualização do software também passou a permitir, pela primeira vez, a instalação de teclados criados por outros desenvolvedores -algo já disponível no rival Android há algum tempo.

De acordo com a Apple, o iOS 8 já estava presente em 46% dos dispositivos até o dia 21. Na data, a versão anterior ainda figurava em 49% dos aparelhos.


Endereço da página:

Links no texto: