Folha de S. Paulo


Principais empresas de tecnologia compraram 93 start-ups no último ano

Na semana passada, a Microsoft anunciou a compra da Mojang, produtora responsável pelo popular jogo "Minecraft", por US$ 2,5 bilhões. O negócio completou um ano movimentado para os gigantes da tecnologia.

Amazon, Apple, Facebook, Google, Microsoft e Yahoo! não foram apenas mais as compras de empresas emergentes, como voltaram para casa com os nomes mais falados e promissores de diversos segmentos tecnológicos.

Cada uma das seis gigantes tem pelo menos um nome de peso em sua lista de aquisições de empresas.

A Amazon levou por quase US$ 1 bilhão o Twitch, serviço de streaming de vídeos especializado na transmissão de games. A Apple papou por US$ 3 bilhões a Beats, famosa pelos fones de ouvido e responsável por um serviço de streaming de música.

Por US$ 3,2 bilhões, o Google comprou a Nest Labs, nome de ponta no segmento de automação residencial. A companhia foi fundada por Tony Fadell, conhecido como um dos pais do iPod na Apple. Mais modesto, o Yahoo! adquiriu a Flurry, importante na área publicitária.

A maior compra do ano, porém, foi do Facebook: a aquisição do aplicativo WhatsApp custou US$ 19 bilhões.

A compra de empresas emergentes (conhecidas como start-ups) por gigantes da tecnologia é uma prática recorrente. O que é incomum é o fato de todos as gigantes do setor investirem em nomes importantes em tão curto espaço de tempo.

Entre outubro de 2012 e setembro de 2013, as principais aquisições foram menos empolgantes: Goodreads (Amazon), HopStop (Apple), Monoidics (Facebook) e Waze (Google). A Microsoft levou a combalida Nokia. A exceção do período foi o Yahoo!, que papou o Tumblr.

Além da importância dos negócios, o número deles também aumentou. Entre outubro de 2013 e setembro de 2014, Apple, Facebook e Google fizeram mais compras em relação ao mesmo período do ano anterior. Amazon e Microsoft tiveram o mesmo número de aquisições.

Só o Yahoo! teve queda (de 22 para 20), mas, ainda assim, foi o segundo maior comprador. O Google, além de aparecer em primeiro no ranking, teve um grande aumento, de 11 para 39 aquisições.

DIREÇÃO

A compra de emergentes aponta para onde os principais nomes da tecnologia estão olhando. "A aquisição de uma start-up é uma maneira de uma empresa ganhar tempo no desenvolvimento de tecnologias", explica Guilherme Junqueira, gestor de projetos da Associação Brasileira de Start-ups.

Nesse sentido, o Google parece determinado a criar um mundo futurista, quase de filme. Um terço das 39 aquisições estão ligados a robótica, inteligência artificial, automação residencial e drones –segmentos quase sempre conectados entre si.

Enquanto isso, o Facebook tenta manter sua posição em todos os ambientes com características sociais. Além do WhatsApp, comprou o app Moves, que produz dados de exercícios associados à geolocalização, e a Oculus VR, empresa que desenvolve um óculos de realidade virtual.

A Microsoft fez compras para manter seu sucesso com clientes corporativos (seis dos oito negócios). Apple para aprimorar seus serviços e dispositivos –metade de suas compras está associada a recomendação e streaming de conteúdo e fabricantes de componentes de hardware.

Entre as empresas que faturam com publicidade, houve investimento aprimorar os ganhos, principalmente aqueles originados nos dados de usuários. Facebook, Google e Yahoo! levaram juntas 12 start-ups de publicidade.


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