Folha de S. Paulo


Apple anuncia Apple Watch, relógio inteligente com tela de safira

Divulgação
Apple Watch, relógio inteligente da Apple
Apple Watch, relógio inteligente da Apple

Depois de anos de especulação, a Apple aderiu à onda dos relógios inteligentes, o Apple Watch.

Ao contrário do elogiado Moto 360, da Motorola, o relógio é retangular –lembra o iPod nano quando acoplado a um acessório que funciona como uma pulseira.

A tela de safira –material ainda mais resistente do que o vidro do tipo Gorilla Glass, que cobre o iPhone e outros smartphones concorrentes– é sensível ao toque, e o aparelho reconhece diferentes níveis de força.

Em outras palavras, ele é capaz de identificar se o usuário dá um pequeno toque ou se pressiona a tela.

O aparelho conta com corpo de metal –feito, segundo a Apple, de ligas de inox, alumínio e ouro– e pulseiras de diferentes materiais (couro, metal, borracha). O acabamento pode ser dourado e prateado. A Apple criou três coleções para o acessório: Watch, Watch Sport e Watch Edition. Cada uma representando estilos diferentes.

Estará à venda a partir do começo de 2015 por US$ 350 (cerca de R$ 800). Ele precisa de pelo menos um iPhone 5 para funcionar, obstáculo encontrado em diferentes relógios inteligentes.

Assim como o iPhone 6, ele será vendido em dois tamanhos, ainda não divulgados.

A interface é nova, apresentando os aplicativos em pequenos círculos. Para ir ao menu de aplicativos, simplesmente pressione a Digital Crown (coroa digital, nome dado à Apple ao único botão físico do dispositivo).

Claro, uma das principais funções é o monitoramento de dados relacionados a saúde e exercícios físicos. O aparelho, porém, carece de GPS –vale-se do GPS do iPhone, necessário para o funcionamento pleno do relógio. Ao receber notificações, o aparelho vibra.

Demonstração do Apple Watch

Para os sedentários, por exemplo, o Watch enviará notificações falando para seu usuário ficar de pé de hora em hora.

É possível responder mensagens por meio de frases pré-programadas, áudio, desenhos e até emojis (carinhas) ou a localização em um mapa. O assistente de voz Siri está presente, oferecendo informações e "ouvindo" por mensagens ditadas.

Desenvolvedores poderão criar novos aplicativos para o aparelho. A empresa anunciou um pacote chamado WatchKit para facilitar o trabalho de programadores nessa tarefa.

O Apple Watch é o primeiro aparelho de uma nova categoria lançado pela Apple desde a morte de Steve Jobs. A última vez que a Apple entrou em um novo segmento foi com o iPad em 2010.


Endereço da página:

Links no texto: