Folha de S. Paulo


Falha no iCloud pode ter facilitado vazamento de fotos de celebridades

No domingo à noite, fotos íntimas de diversas celebridades foram vazadas por usuários anônimos do site de compartilhamento de imagens 4chan.

Dentre as famosas que tiveram sua privacidade violada, está a atriz Jennifer Lawrence, de "Jogos Vorazes" –ela confirmou a autenticidade de suas fotos.

Segundo o hacker que divulgou as fotos primeiro, o conteúdo foi coletado do iCloud, serviço de armazenamento na nuvem da Apple, que guarda fotos, e-mails, contatos e sincroniza esses dados com outros dispositivos.

Adrees Latif/Reuters
Jennifer Lawrence na 86ª edição do Academy Awards em Hollywood, Califórnia
Jennifer Lawrence na 86ª edição do Academy Awards em Hollywood, Califórnia

Para reforçar a teoria de uma falha de segurança no iCloud, o site "The Next Web" reportou um script que se aproveitava de uma vulnerabilidade do Find my iPhone, aplicativo para buscar dispositivos perdidos.

O código usa um método conhecido como "força bruta", que testa repetidamente palavras e frases comuns para adivinhar a senha de uma conta cujo endereço de e-mail é sabido.

Normalmente, algumas tentativas incorretas levam um serviço de internet a bloquear o acesso do invasor e alertar o dono da conta. Mas a falha no Buscar iPhone permitia quantas combinações fossem necessárias.

Ao testá-lo, o "Next Web" descobriu que a falha já havia sido corrigida pela Apple, uma vez que múltiplas tentativas incorretas desativaram a conta-alvo "por razões de segurança".

Não se sabe há quanto tempo tal vulnerabilidade existia. Nem é confirmado se foi ela que levou ao vazamento das fotos.

Ao jornal "The Independent", a Apple se recusou a comentar o caso.

PHOTOSHOP

As cantoras pop Victoria Justice e Ariana Grande também estão na lista de mais de cem possíveis vítimas do vazamento. Mas elas negaram aparecer em quaisquer imagens.

Há casos em que as pessoas usam editores de imagem para inserir o rosto de celebridades em imagens de outras mulheres nuas.


Endereço da página:

Links no texto: