Folha de S. Paulo


Smartphones de Samsung e Apple são os usados mais procurados

Entre encontrar um novo uso para um aparelho antigo e enviá-lo para reciclagem ou descarte (leia mais na página ao lado), está a possibilidade de revenda.

Se desfazer de um smartphone usado fica mais fácil se o aparelho for um dos modelos da Apple (iPhones) ou Samsung (Galaxy).

Isso porque o valor de mercado deles, segundo a Gazelle, empresa americana que compra eletrônicos usados há anos, costuma cair menos do que os de outras marcas.

É o que aponta também o site brasileiro Brused (brused.com.br), que compra, vende e troca aparelhos usados da Apple (seu iPhone, iPad, iPod e Macbook).

Em funcionamento desde janeiro, a start-up registra, em média, cem transações mensais, diz Marcelo Victor Oliveira, 23, responsável pelo contato com os clientes.

No sistema proposto pelo Brused, o cliente interessado em vender faz uma proposta pelo site e envia o produto (por Sedex ou portador) para avaliação. Após concordar com o preço, o pagamento é feito em até 1 hora.

Segundo Oliveira, o produto que mais circula é o iPhone 4S. "Costuma ser a porta de entrada para quem vai comprar seu primeiro Apple, a maior base dos nossos clientes", explica ele.

O produto em estado considerado excelente, com 16 Gbytes e desbloqueado vale cerca de R$ 500 -chega a R$ 725, caso inclua acessórios como carregador e fone.

Ele indica ainda que a procura pelo iPhone 5S, o mais recente, é alta, mas a oferta ainda é baixa. Ele espera que o quadro mude nos próximos meses, quando a Apple deve lançar o iPhone 6.

Sobre o fato de comercializarem apenas iPhones e não Galaxys, outro modelo com depreciação considerada lenta, ele explica que o mecanismo de segurança da marca dá mais garantias de que o produto não é fruto de roubo.

DICAS PARA COMPRAR UM SMARTPHONE USADO

  • Tente sempre verificar pessoalmente as condições do aparelho; se não for possível, tente fazer a transação por algum site especializado que dê garantia
  • Cheque o funcionamento dos botões físicos -é comum, por exemplo, que o botão Home do iPhone apresente falhas com o tempo
  • Fique atento para evitar modelos em estado precário ou defasados demais; às vezes, aparelhos antigos não recebem mais atualização do sistema operacional
  • Verifique se o aparelho é desbloqueado e se é compatível com o formato do seu chip atual; se não for, é preciso fazer a troca na operadora
  • Certifique-se do estado da bateria e acerca da capacidade de recarga; iPhones não permitem a troca da bateria, mas os modelos Galaxy, sim
Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: