Folha de S. Paulo


Google pode apresentar próxima versão do Android nesta quarta

O Google pode demonstrar nesta quarta-feira (25) uma nova edição do Android em uma apresentação durante seu evento anual para desenvolvedores, intitulado I/O, que será realizado em San Francisco entre quarta e quinta, segundo Sundar Pichai, líder da divisão que supervisiona esse sistema para dispositivos móveis e também aplicativos na empresa.

A futura versão, que ainda não tem nome –embora a denominação Android 5 Lollipop tenha sido a mais recorrente entre publicações especializadas na área–, deve ser lançada entre setembro e dezembro deste ano, se a empresa seguir o calendário adotado para outros lançamentos.

Em entrevista à "Bloomberg Businessweek", Pichai disse que "quer que o mundo entenda" o que o Google está fazendo do Android antes –outros anúncios foram realizados junto com sua disponibilização, no fim do ano.

Anunciar o Android próximo de dezembro deixou as fabricantes sem tempo suficiente para preparar novos aparelhos ou liberar atualizações para a nova versão do sistema para usuários de smartphones já existentes, segundo a reportagem.

Lollipop é pirulito em inglês. O Android teve diversas de suas versões nomeadas conforme um doce –KitKat, a última, é uma marca de chocolate da Nestlé. Entre as anteriores estão Jelly Bean (jujuba), Ice Cream Sandwich (sanduíche de sorvete) e Froyo (sorvete de iogurte).

ANDROID EM TODO LUGAR

Durante a conferência, cujos 6.000 ingressos foram vendidos por entre US$ 300 (estudantes) e US$ 900 (público em geral), Pichai também dará mais detalhes sobre o Android Wear, versão do sistema voltada para aparelhos vestíveis.

Um relógio conectado fabricado pela Motorola, o Moto 360, e um ainda não apresentado e feito pela Samsung, ambos com o Android Wear, também podem ser anunciados durante o I/O, segundo reportagem do site "CNET".

Segundo a "Bloomberg Businessweek", uma nova tentativa do Google de emplacar o Android na TV (com um software agora presumivelmente chamado Android TV) também será apresentada durante o evento.

Nesta terça-feira, o Google anunciou uma versão de seus óculos conectados Glass com mais memória. Na segunda, deu início à venda dos Glass desenvolvidos em parceria com a estilista Diane Von Fürstenberg.

Reprodução
O Moto 360, relógio conectado que pode ser apresentado durante o evento I/O
O Moto 360, relógio conectado que pode ser apresentado durante o evento I/O

A Samsung já fabrica relógios conectados. O mais recente, Gear 2, usa o sistema Tizen, em vez de uma modificação do Android original que rodava seu dispositivo antecessor, o Galaxy Gear.

O Google também apresentará uma versão do Android feita para carros, segundo uma reportagem do jornal "Automotive News" –em janeiro, a companhia anunciou uma parceria com as montadoras Audi, GM, Honda e Hyundai para levar a plataforma a carros de suas marcas, algo semelhante ao que faz a Apple com a tecnologia CarPlay.

Acredita-se que a automação residencial seja outro foco do evento, já que o Google adquiriu neste ano a empresa Nest (que fabrica termostatos conectados) e, nesta semana, anunciou a compra da Dropcam, de câmeras de vigilância com wi-fi.

Outros rumores ponderam a possibilidade do lançamento de novos aparelhos desenvolvidos pelo gigante das buscas junto com uma fabricante, como acontecia com a linha Nexus –que, segundo reportagens do site "The Information" e do "Android Police", seria substituída por uma chamada Silver.

Acredita-se que também possa haver novidades sobre tablets, a rede social Google+ e os projetos aparentemente mais descolados do futuro próximo –caso do celular montável e de um um novo set-top box de TV, para concorrer com Amazon, Apple e Roku, indicaram fontes que teriam tido acesso ao dispositivo.


Endereço da página:

Links no texto: