Folha de S. Paulo


Usuários 'driblam' bloqueio de país para assistir a séries e filmes

Por razões contratuais, muitos dos serviços de "streaming" bloqueiam o acesso de internautas de países onde ainda não foram lançados, caso de Hulu e Prime Instant Video (da Amazon), que oferecem catálogo com seriados e filmes, e de canais televisivos, como BBC, ESPN e NBC.

Para contornar as restrições, usuários usam serviços chamados proxy ou VPN, por meio dos quais conseguem "enganar" os servidores usando uma rede virtual.

"Algumas das séries não estão no Netflix daqui, mas, no de lá, sim", conta C. F. (o usuário não quis ser identificado), 36, gerente de redes sociais que usa há dois anos um aplicativo de VPN para ver, entre outros, o seriado "Portlandia" na versão americana do Netflix, serviço do qual é assinante, e "Saturday Night Live", na NBC.

Uma conta no Netflix brasileiro serve para acessar o serviço em outros países onde está disponível, como nos EUA e na Holanda –cada lugar tem seu catálogo, já que as negociações com os estúdios são feitas localmente.

Segundo Isabela Guimarães, sócia-diretora do escritório PPP Advogados, o artifício é uma prática ilícita e pode resultar em pena de três meses a um ano de prisão. "Como o código penal trata violação de direito autoral de forma abrangente, podemos dizer que é crime", diz.

PAGAMENTO EM DOBRO

Alguns internautas desembolsam tanto por um programa de "disfarce", como o CyberGhost ou o Hidemyass, quanto pela assinatura de um serviço a fim de ver o episódio mais recente de seriados.
Assinante do Avast Secure Line, que custa US$ 60 (cerca de R$ 134) por ano, o diretor de marketing Claudio Menezes, 46, vale-se do recurso para ver séries da TV americana e acessar o acervo dos Estados Unidos do Netflix.

"Também tenho TV a cabo, mas sou viciado em séries e, para conseguir acompanhar todas, tenho que usar VPN, baixar episódios por torrent [tecnologia de troca de arquivos] e o que mais houver disponível", conta Menezes, que também usava a versão americana do Spotify, de "streaming" de música, antes de o site sueco ser lançado aqui.

Variantes gratuitas dos serviços de proxy ou VPN, como a extensão Hola, para o navegador Chrome, falham constantemente e muitas vezes deixam a conexão mais lenta, num teste de paciência que reprova muitos.

Um capítulo novo pode levar horas e até dias para chegar a sites de pirataria e redes de compartilhamento, espera dificilmente tolerada pelos fãs ansiosos.

Lojas virtuais como Google Play Movies e iTunes também têm cardápio mais extenso em alguns outros países.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: