Folha de S. Paulo


Amazon apresenta Fire Phone, smartphone com tela 3D

Ted S. Warren/Associated Press
A tela 3D do Fire Phone é demonstrada pelo diretor da Amazon, Jeff Bezos
A tela 3D do Fire Phone é demonstrada pelo diretor da Amazon, Jeff Bezos, durante evento em Seattle

A Amazon anunciou nesta quarta-feira (18) o lançamento do Fire Phone, seu primeiro smartphone, cujas principais novidades são a "perspectiva dinâmica" da tela, que simula uma imagem tridimensional sem o uso de óculos, e a função Firefly, que usa a câmera do aparelho para identificar 100 milhões de objetos, produtos, músicas e filmes diferentes, segundo a empresa.

Jeff Bezos, presidente-executivo e fundador, apresentou o evento em Seattle, onde fica a sede da companhia.

O Fire Phone, que roda o sistema Fire OS 3.5 (desenvolvido pela Amazon com base no Android), tem tela de 4,7 polegadas com vidro do tipo Gorilla Glass 3, com resolução de 1.280 x 720 pixels. O processador tem quatro núcleos e roda a 2,2 GHz. A câmera tem 13 MPixels e estabilizador ótico de imagem. A memória RAM é de 2 Gbytes.

Ao começar a apresentação, Bezos disse que a "experiência e conhecimento em hardware, consumidores leais e engajados, além do sistema Prime" da empresa respaldam a entrada da Amazon nesse saturado segmento.

O Fire Phone possui quatro câmeras frontais que captam a direção da cabeça do usuário, adaptando a imagem em três dimensões da tela ao movimento de quem está usando o dispositivo.

O sistema é capaz de diferenciar, por exemplo, a cabeça de um manequim de uma cabeça humana. Além disso, quando o ambiente está completamente escuro, o smartphone emite uma luz suave para que possa capturar os movimentos.

Os donos do novo produto terão espaço ilimitado de armazenamento na Amazon Cloud Drive. Os fones de ouvido são magnéticos e tem cabos chatos.

O Fire Phone é integrado aos serviços de entretenimento da Amazon, como o Prime Music e o Prime Video.

Uma das grandes novidades do telefone é o Firefly, serviço que permite que você escaneie produtos e os adicione automaticamente ao seu carrinho de compras na Amazon.

O sistema também reconhece músicas que você está ouvindo e oferece a opção para que você possa comprá-la depois. O Firefly percebe ainda qual conteúdo você está assistindo na televisão a partir da cena que ele escaneia.

"O Firefly reconhece 100 milhões de itens diferentes", diz Bezos.

O serviço também é capaz de identificar textos escritos em papel, revistas ou cartões de visitar, sendo possível fazer uma ligação, enviar um e-mail ou salvar um contato sem precisar digitar os dados que estão impressos.

Outra funcionalidade do serviço é oferecer informações nutricionais sobre produtos alimentícios escaneados com o telefone.

Nenhuma das tecnologias de reconhecimento oferecidas pelo Firefly é completamente nova, o que muda agora é a oferta de todas as possibilidades juntas, através de uma única interface e direcionando para um local específico, a Amazon.

A operadora AT&T tem exclusividade nos planos do Fire Phone. O telefone com capacidade de armazenamento de 32 Gbytes sairá por US$ 199 (cerca de R$ 450) com um contrato de dois anos com a operadora e o de 64 Gbytes por US$ 299 (R$ 670).

O telefone desbloqueado sai por US$ 649 (R$ 1.450). Todas as opções de compra incluem um ano de assinatura do serviço Prime. As vendas começam no dia 25 de julho nos Estados Unidos.

EVENTO

Bezos começou o evento falando sobre o crescimento no número de usuários do Prime e o sucesso do Kindle e da Fire TV (set-top box da Amazon).

Após apresentar os dados, o presidente executivo da empresa perguntou: "Qual é a coisa mais importante que a Amazon tem feito nos últimos 20 anos? Ela ganhou a confiança dos consumidores", disse Bezos.

Com este lançamento, a Amazon entra num mercado já bastante disputado e dominado principalmente por Apple e Samsung. Nos Estados Unidos, as duas empresas são responsáveis pela maior parte das vendas desse tipo de produto, enquanto a Nokia e a Microsoft brigam para angariar fãs na disputa.

A entrada da Amazon no ramo de smartphones concretiza a proposta da companhia em ser "uma loja de tudo". De acordo com uma pesquisa da empresa RBC Capital Market, publicada pela revista "Business Insider", donos de tablets Kindle Fire gastam cerca de 30% a mais na Amazon do que consumidores que não possuem o dispositivo da companhia.

Com um smartphone próprio da companhia será mais fácil para o usuário adquirir produtos diretamente na loja.

Em 2012, no lançamento dos novos tablets da empresa, Jeff Bezos disse que o objetivo da Amazon era lucrar com o uso de seus dispositivos e não com a venda deles.


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