Folha de S. Paulo


Design de produtos não mudou na era pós Jobs, diz diretor da Apple

Quando Steve Jobs liderou a Apple, ele criou um princípio guia para os designers e engenheiros da companhia: permanecem totalmente concentrados em criar ótimos produtos.

A filosofia continua guiando a Apple, mesmo com o novo presidente executivo Tim Cook, diz Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design industrial da companhia. Ive, que raramente fala em público, disse numa entrevista recente que os processos de design da empresa permanecem inalterados, vibrantes e saudáveis. Leia a entrevista.

Kevork Djansezian/AFP
Vice-presidente sênior de design industrial da Apple, Jonathan Ive
Vice-presidente sênior de design industrial da Apple, Jonathan Ive

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NYT – Como é cultura de inovação da Apple sob o comando de Tim Cook? Como ela se transformou?
Ive – A inovação na Apple sempre foi um jogo de equipe. Ela sempre foi algo em que você tem um número de pequenos grupos trabalhando juntos. A equipe de design industrial é bastante pequena. Nós estamos trabalhando juntos, a maioria há 15 ou 20 anos.

Neste ponto, há uma história incomum aqui: equipes de criativos são pequenas e bastante focadas. Uma das principais características para estar nelas é ser questionador e curioso. Alguns desses atributos pessoais não mudaram em nada.

Normalmente, quando eu falo sobre o que eu faço, produzir não é apenas esta inevitável função de focar no ponto final. A maneira como nós fazemos os nossos produtos é certamente tão exigente e requer muita definição. Eu projeto e construo. Eu não consigo separar os dois pontos.

Isso é parte do legado de Steve [Jobs]. No fundo da cultura da Apple está este senso de não separação e a compreensão de design, desenvolvimento e produção. A forma, o material e os processos estão lindamente interligados, completamente conectados. É preciso que entendamos determinado material –metal ou resina e plástico– e seus processos de transformação, nunca poderemos desenvolver e definir o que é apropriado.

Steve estabeleceu uma série de valores e também preocupações e tons que são completamente duradouros –e ele estabeleceu esses princípios com um pequeno grupo de pessoas. Eu fui ridiculamente sortudo de ser parte disso. No entanto, Tim também foi muito presente nesse grupo nos últimos 15 ou 20 anos.

Eu lembro claramente do time em que fizemos computadores portáteis de plástico. Eu, Steve e Tim nos sentamos e dissemos que queríamos construir uma computador portátil fino e leve. Havia uma enormidade de desafios do ponto de vista da engenharia.

Eu trabalhei nos últimos 15 ou 20 anos nas partes mais desafiadores e criativas do que nós fazemos. Eu adoraria falar sobre coisas futuras que envolvem materiais com os quais nós não havíamos trabalhado antes. Tim está fundamentalmente envolvido na motivação dessas novas áreas e materiais.

NYT – Como é trabalhar com Tim Cook? Você pode nos dar algum exemplo ou anedotas que demonstram a liderança dele?
Ive – Nós normalmente nos encontramos três vezes por semana. Às vezes estas reuniões são na sala dele, às vezes no estúdio de design. Nós todos vemos o mesmo objeto. Alguma coisa ocorre entre o que nós vemos objetivamente e o que nós percebemos que aquilo seja. Essa é a definição de um designer –alguém que tenta de alguma forma articular o que contribui para a forma como nós vemos o objeto.

Trabalhando com Tim há duas décadas, uma das coisas que eu sempre admirei nele é a consideração silenciosa que ele dá em tentar entender como ele percebe alguma coisa. Ele tomará o tempo necessário. Eu penso que isso indica o quanto ele sabe que é algo importante.

NYT – É difícil ser paciente com vocês mesmos enquanto investidores e fãs estão clamando pela próximo lançamento?
Ive – É difícil para todos nós sermos pacientes. Era difícil também para Steve. É difícil para Tim. Em qualquer momento, trabalhando em alguma coisa, é sempre difícil se manter focado apenas no produto. Uma das diferenças entre nós e alguns competidores é que nós focamos no produto, em desenvolver bons produtos.

Honestamente, eu não acredito que algo tenha mudado. As pessoas se sentem exatamente da mesma maneira como quando trabalhávamos no iPhone. O iPhone foi amplamente rejeitado. O iPod foi amplamente rejeitado. O iPad foi, provavelmente, mais copiosamente descrito como um iPod grande.

Este é nosso dia a dia, você está tão consumido pelos produtos, problemas e desafios que é, na verdade, muito fácil de ficar impaciente.


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