Folha de S. Paulo


'Mario Kart 8' acerta ao manter fórmula criada há 20 anos; leia análise

Divulgação/Nintendo/Associated Press
Luigi pilota seu bólido em cena de
Luigi pilota seu bólido em cena de "Mario Kart 8", para Wii U

Já faz mais de duas décadas desde que gastei (ou investi, melhor dizendo) dezenas (centenas?) de horas no primeiro "Mario Kart", lançado em 92 para Super NES.

De lá para cá, há a evolução gráfica óbvia ao longo dos oito títulos da franquia e diversas adições de armas, pilotos, pistas e veículos, mas a fórmula da série continua basicamente a mesma. O fato, normalmente usado para alimentar críticas, mostra-se uma escolha acertada no caso do novo "Mario Kart".

O foco continua na competição entre múltiplos jogadores, seja no modo local ou on-line, e na estratégia de combate de cada um.

"Mario Kart 8" tem suporte a disputas para até quatro jogadores com tela dividida e até 12 no modo on-line.

Ao final de cada corrida são mostrados os melhores momentos, incluindo batidas, ultrapassagens, uso de itens e explosões, entre outros. O jogador pode enviar o replay direto para o YouTube e à Mario Kart TV, rede social feita para usuários do game.

Editoria de Arte/Folhapress

A principal novidade do jogo são veículos que desafiam a gravidade -além de saltar de paraquedas, é possível andar de lado ou de cabeça para baixo, guiando o carro pelas paredes do cenário.

O game tem 16 pistas inéditas e outras 16 clássicas redesenhadas, vistas em outros títulos da série. O visual é bem polido e tão colorido que beira o psicodélico –pela primeira vez, o game de corrida da trupe de Mario tem gráficos em full HD (1.080p).

A inteligência artificial ficou notavelmente mais agressiva –liderar a corrida pode ser tão perigoso quanto estar em último lugar, já que você se torna o alvo principal dos outros corredores.

O elenco clássico de pilotos, que inclui Mario, Luigi, Wario, Toad, Yoshi, Donkey Kong, ganhou alguns personagens inéditos. Ao todo, são 29 motoristas para escolher, cada um com características distintas que podem fazer a diferença na hora da corrida.

Os veículos são personalizáveis. É possível escolher entre dezenas de tipos de chassi (incluindo motocicletas), rodas e planadores –alguns conferem mais velocidade ao kart, outros mais aceleração etc. A escolha certeira depende do tipo de pista e do estilo de cada jogador.

"Mario Kart 8", lançado na sexta (30), vendeu 1,2 milhão de cópias em seu primeiro fim de semana, tornando-se o título do Wii U comercializado mais rapidamente. A expectativa é tentar reverter a má situação do console, que vendeu 6 milhões de unidades desde 2012, ante as mais de 100 milhões do antecessor.


Endereço da página:

Links no texto: