Folha de S. Paulo


Microsoft lança projeto para incluir favelas do Rio nos mapas do Bing

A Microsoft apresentou, nesta terça-feira (27), o projeto Na Área, que pretende incluir comunidades cariocas nos mapas da ferramenta de buscas da companhia, o Bing.

O anúncio foi feito no morro do Vidigal, zona sul do Rio de Janeiro, que junto de Manguinhos e Complexo da Maré –onde, ao todo, vivem mais de 200 mil pessoas– serão as três comunidades cobertas pela primeira fase da iniciativa.

O trabalho é feito em parceria com ONGs, agentes públicos e privados e moradores para identificar os principais endereços, pontos de referência e estabelecimentos dentro das comunidades.

O mapeamento possibilitará pesquisas como "restaurantes em Manguinhos" ou "oficinas mecânicas no Vidigal", por exemplo. O Na Área Vidigal já está no ar a partir de hoje.

"O projeto pode até ajudar turistas, mas ele foi pensado e feito para os moradores acharem serviços e comércios", diz Lúcio Tinoco, chefe de engenharia do Bing no Brasil.

A Microsoft promete a expansão do Na Área para 40 comunidades até o final do ano e diz que o RJ é a primeira etapa de um projeto mundial, focado nos países emergentes, para reduzir as lacunas de informação de bairros periféricos ou em locais de difícil acesso, como morros ou palafitas.

O repórter ALEXANDRE ORRICO viajou a convite da Microsoft


Endereço da página:

Links no texto: