Folha de S. Paulo


Copa será vitrine para TVs de altíssima resolução

As grandes competições esportivas, como a Copa do Mundo e a Olimpíada, não são palco apenas para os grandes atletas.

A indústria de TVs aproveita esses eventos para apresentar para um público maior o que há de mais novo em termos tecnológicos.

Na Copa de 2014, os holofotes estão sobre a resolução 4K (ou UHD). O nome é um arredondamento do número de pixels do painel em seu comprimento: 3.840 pixels x 2.160 pixels. É como se quatro aparelhos Full HD (1.920 pixels x 1.080 pixels), formassem juntos uma única TV.

PARA VER A COPA
#VaiTerCopaSim
Sobe e desce
'Made in Brazil'

"O 4K surgiu por uma necessidade das telas grandes, acima de 50 polegadas. Elas tinham uma deficiência de pixels, então as imagens acabavam ficando borradas quando observadas mais de perto", explica Rogério Molina, gerente de televisores da LG Electronics do Brasil.

As primeiras TVs chegaram ao Brasil no ano passado com preços de fazer o bolso sangrar, situação que persiste. Um aparelho do tipo não sai da loja por menos de R$ 10 mil. Hoje, LG, Samsung e Sony apostam no formato no mercado nacional.

Assim, as TVs de 4K ocupam apenas 0,2% do mercado de telas finas no país, segundo a consultoria GfK.

A falta de conteúdo, que sempre aparece como obstáculo para novas tecnologias, poderá começar a ser superada com uma ajuda do mundial. A Sony fará a captação de imagens em 4K de nove partidas, incluindo Brasil e Camarões –na primeira fase– e a final, no Maracanã.

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress

É provável que o filme oficial do torneio, a ser lançado após seu fim, também seja no formato. Na última Copa, a produção foi em 3D, aposta fracassada da indústria na época.

A TV Globo e o SporTV também farão transmissões ao vivo em caráter experimental de três partidas, todas no Maracanã: oitavas de final (dia 28/06), quartas de final (04/07) e final (13/07). Serão as primeiras transmissões no formato do país.

Band e ESPN Brasil não transmitirão no formato. A Fox Sports não quis se pronunciar sobre o assunto.

Mas o pontapé inicial na tecnologia será algo para poucos –assim como foi a transmissão a cores no Brasil, testada na Copa de 1970. A transmissão em 4K da TV Globo poderá ser assistida apenas em TVs no Jardim Botânico, bairro da sede da emissora no Rio de Janeiro, em local não divulgado.

Entre os assinantes do SporTV, um pequeno grupo selecionado por cada operadora de TV por assinatura poderá acompanhar as partidas. Ainda não estão confirmadas quais são essas operadoras, mas Net, Oi e Vivo já demonstraram interesse em levar o sinal 4K a seus assinantes.

Não são todos, porém, que apontam para o UHD como a tecnologia da Copa do Mundo do Brasil.

"É preciso resolver questões ao formato, como a transmissão, o armazenamento e a reprodução do conteúdo", afirma Cláudio Nadanovsky, especialista em marketing de produto da japonesa Panasonic.


Endereço da página:

Links no texto: