Folha de S. Paulo


App anônimo Secret, mais popular do gênero nos EUA, é lançado no Brasil

Divulgação
Tela do aplicativo Secret, lançado no Brasil
Tela do aplicativo Secret, que permite posts e comentários anônimos, lançado no Brasil nesta quinta (22)

Lançado nos EUA em janeiro, o Secret, aplicativo que permite aos usuários postar mensagens anônimas, ficou disponível nas lojas de apps brasileiras nesta quinta (22).

Com uma interface simples, o app permite que o usuário poste uma ou duas frases e receba comentários de outras pessoas. É possível configurá-lo para ver confissões apenas de gente que está por perto, por exemplo.

Recheado de confissões –algumas que chegam a despertar dúvida quanto à veracidade, dada sua falta de verossimilhança–, o Secret esteve no centro da discussão sobre a moralidade desse tipo de software. Tudo porque as mensagens anônimas podem ser comentadas por qualquer outro usuário, o que, por vezes, gera ondas de boatos e opiniões negativas.

Outro problema é a publicação de boatos. O Secret foi a plataforma pela qual o divórcio da atriz Gwyneth Paltrow com o cantor Chris Martin, da banda Coldplay, foi divulgado pela primeira vez.

Em texto publicado no site Medium, um dos criadores do Secret, David Byttow –ex-funcionário do Google–, comentou: "Foram compartilhados [pelo Secret] pensamentos honestos, tocantes, hilários e, ao contrário das nossas expectativas, raramente inapropriados".

Em e-mail ao "New York Times", Byttow e Chrys Bader, o outro fundador da empresa, disseram que "dada a natureza do produto, cada usuário tem seu próprio ponto de vista. E alguns deles não vão externar publicamente o melhor lado do Secret".

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: