Folha de S. Paulo


Facebook anuncia ferramenta para simplificar opções de privacidade

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (22) que disponibilizará "nas próximas semanas" uma ferramenta para que usuários revisem suas configurações de privacidade.

O "check-up de privacidade", será, segundo a empresa, um passo-a-passo em que usuários poderão ver para quem estão postando, quais apps usam e quais informações de seu perfil estão públicas.

Outra mudança anunciada é que, por padrão, novos usuários passam a ter suas publicações compartilhadas apenas com amigos –antes, a configuração inicial deixava os posts públicos.

"Queremos fazer o que pudermos para pôr controle e poder nas mãos dos usuários" disse a empresa em um comunicado divulgado no seu site. "A nova ferramenta foi feita para ajudar as pessoas a ter certeza de que estão compartilhando conteúdo com o público que querem".

Divulgação
"Check-up de privacidade", do Facebook, será disponibilizada nas próximas semanas

Em abril, o Facebook já havia tomado medidas similares às desta quinta-feira, como a implantação de sistema de verificação de postagens –para que usuários saibam com quem estão compartilhando suas informações– e um "seletor de audiência" em seus apps para celular.

À época, o jornal "The Guardian" disse que a ideia das mudanças partiu de uma pesquisa feita com 4 mil usuários, que reclamaram da falta de privacidade na rede social.


Endereço da página:

Links no texto: