Folha de S. Paulo


Nintendo tem 3º ano de prejuízos e vê emergentes como chance de lucrar

É irônico que Mario, um dos ícones máximos dos videogames e parte importante da cultura pop mundial, esteja sempre no encalço de moedas de ouro em todos os games que estrela.

Agora é a Nintendo, casa do mascote bigodudo, que precisa pular, rodopiar e correr atrás de dinheiro se quiser conservar a própria vida no competitivo mercado de jogos eletrônicos.

A companhia japonesa anunciou o terceiro ano consecutivo de prejuízo financeiro neste mês. "Publicar um prejuízo operacional para o quarto ano fiscal seguido será algo inaceitável", disse Satoru Iwata, presidente executivo da empresa, após a divulgação do rombo de mais de R$ 1 bilhão referente ao ano fiscal de 2013.

Apesar do péssimo momento, a fabricante japonesa não enfrenta perigo existencial iminente. A Nintendo tem bilhões em caixa, dinheiro suficiente para sobreviver a alguns anos de prejuízo.

Editoria de Arte/Folhapress

Mas um sinal amarelo está aceso desde o lançamento do Wii U, última geração do console de games da empresa que vem encalhando nas lojas de todo o mundo.

As vendas –cerca de 6 milhões de unidades, um dos números mais baixos da história para um produto da empresa–, foram consideradas oficialmente um fracasso, e a recuperação pode tardar. "O sucesso de uma plataforma de jogos leva tempo para ser construído, e mais tempo ainda para reconstruí-lo em caso de falha", disse Iwata.

Como mudança de estratégia, a empresa anunciou que planeja desenvolver consoles e games específicos para mercados emergentes, como a China, que recentemente liberou o comércio de plataformas de games importadas no país. Procurada pela *Folha,* a Nintendo não informou se o Brasil está na lista de lugares que receberão os novos consoles e jogos.

A concorrência é feroz: de um lado, Xbox One e PlayStation 4 têm todo o poderio de Microsoft e Sony, que podem deslocar recursos de outras áreas da empresa para apoiar o setor de entretenimento; do outro, estão os cada vez mais populares jogos para celulares e tablets.

Nascida em 1889 como uma empresa que vendia um tradicional jogo de cartas conhecido como Hanafuda, a Nintendo teve que se reinventar diversas vezes para manter a relevância. Nos anos 60 o então executivo-chefe da companhia tentou investir em outras áreas, como uma rede de TV e até em motéis, e quase fez a empresa falir.

Depois a Nintendo abandonou as cartas para vender brinquedos eletrônicos e, posteriormente, videogames.

Para Seth Fischer, importante investidor da Oasis Management de Hong Kong, que detém uma parte da Nintendo, o próximo passo é criar jogos para as plataformas móveis da Apple e do Google.

Mas Iwata afirma que a Nintendo não pretende produzir jogos para smartphones. "Os consumidores não ficariam satisfeitos se transferíssemos os jogos para celulares. Significaria uma depreciação do valor de nosso conteúdo", disse Iwata.


Endereço da página: