Folha de S. Paulo


Nintendo anuncia novos videogames e softwares para mercados emergentes

O presidente-executivo da Nintendo, Satoru Iwata, disse nessa quinta-feira (8) que a empresa produzirá novos tipos de consoles e softwares para mercados emergentes a partir de 2015.

Em entrevista à "Reuters", Iwata declarou que a Nintendo não investirá em versões mais baratas de consoles já existentes.

O Wii U, último videogame lançado pela empresa, não atingiu o sucesso de vendas alcançado pelo Playstation 4 e o Xbox One das rivais Sony e Microsoft. Na quarta-feira (7), a Nintendo divulgou que teve um prejuízo de cerca de US$ 457 milhões no último ano fiscal, terminado em 31 de março.

"Será difícil entrar nos mercados emergentes se não criarmos algo inteiramente novo. No mercado de massas, você precisa disponibilizar algo que toda a classe média possa ter acesso", disse o presidente-executivo.

Iwata não deu detalhes sobre o design e especificações do suposto novo console e não apontou em que países ele será lançado, mencionando apenas a China como um dos possíveis alvos.

O governo chinês liberou recentemente a venda de videogames estrangeiros em sua zona livre de comércio, após quase 14 anos de proibição. Na semana passada, a Microsoft anunciou que o Xbox One chegará ao país em setembro.

SMARTPHONES

Iwata anunciou também o lançamento do aplicativo Mario Kart TV, primeira investida da Nintendo no mundo dos smartphones.

O serviço, voltado para o game "Mario Kart 8", de Wii U, servirá para compartilhar vídeos de corridas, comparar tempos com os amigos e ver estatísticas, entre outras funcionalidades do tipo.

Apesar disso, em entrevista à "Bloomberg", Iwata afirmou que a Nintendo não pretende produzir jogos para smartphones.

"Títulos como 'Zelda' e 'Mario' foram desenhados para os consoles da Nintendo. Os consumidores não ficariam satisfeitos se os transferíssemos para celulares, o que significaria uma depreciação do valor de nosso conteúdo", disse o presidente.

BRINQUEDOS INTERATIVOS

A empresa aproveitou para revelar detalhes sobre o lançamento de seus brinquedos interativos, funcionalidade já explorada por games como "Skylander" e "Disney Infinity".

A tecnologia, disponível para Wii U e 3DS, permitirá a integração de brinquedos de personagens da Nintendo com jogos de videogame.

Os bonequinhos deverão ser colocados sobre o leitor do próprio controle, no caso do Wii U, ou em uma plataforma comprada separadamente, no caso do 3DS, de onde serão transportados virtualmente para dentro do jogo.

Diferentemente de "Skylander" e "Disney Infinity", as miniaturas da Nintendo poderão ser utilizadas em diferentes títulos da empresa. Segundo a empresa, os primeiros brinquedos devem ser lançados no final deste ano.


Endereço da página:

Links no texto: