Folha de S. Paulo


Foursquare lança aplicativo Swarm, que permite ver amigos próximos

O Foursquare lançará nesta semana para Android e iOS o Swarm, um aplicativo que permite ao usuário descobrir a localização dos contatos na rede social.

É o primeiro app que a empresa lança depois do próprio Foursquare, que popularizou a função "check-in" em restaurantes e outros estabelecimentos e que seguirá existindo, tanto no novo aplicativo quanto no original.

O Swarm exibirá (se o usuário permitir) sua localização aproximada, como o bairro. "Não acho que essa ideia seja 'creepy' [sinistra]", disse em entrevista por telefone à Folha na semana passada o presidente-executivo da empresa, Dennis Crowley.

Reprodução
Parte do site swarmapp.com, do aplicativo Swarm, da mesma empresa que faz o Foursquare
Parte do site swarmapp.com, do aplicativo Swarm, da mesma empresa que faz o Foursquare

"É uma maneira de as pessoas se encontrarem —e você sempre pode desligar o compartilhamento da sua situação se não estiver a fim", diz.

Ele explica que as pessoas usam o Foursquare tanto para decidir onde vão jantar quanto para saber o paradeiro de um contato da rede, mas que em somente 5% das vezes o usuário quer fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

A ideia do Swarm, portanto, é focar nele o uso "social" e deixar o de "descoberta" para o Foursquare, que concorreria de maneira mais focada nesse segmento (que é mais lucrativo). "Um app com ideia simples sempre pode atrair usuários em massa."

"Acho que não haverá 'canibalização', os usuários seguirão usando o Foursquare, mas se valerão do Swarm para saber onde os amigos estão e para se encontrar", diz.

O segmento de recomendações é mais concorrido e tem como principal representante nos EUA o Yelp. O Foursquare vê nas informações que tem sobre a rede de amigos do usuário uma maneira de ser a principal ferramenta desse lucrativo segmento.


Endereço da página: