Folha de S. Paulo


Empresas devem retribuir à sociedade, diz executiva do Google

Empresas tecnológicas, como o Google, têm a obrigação de promover o desenvolvimento da sociedade como um todo, afirma a diretora do braço filantrópico da gigante de internet, Jacqueline Fuller.

"Sem dúvida, companhias grandes têm a obrigação de 'retribuir' [prosperidade] à sociedade", diz. "Todos nós, como seres humanos, queremos ver que nosso trabalho pode ser significante nesse sentido –isso é levado a sério pelo Google."

A executiva falou por videoconferência à Folha na semana passada. Na quinta, ela estará no Brasil para julgar e anunciar as quatro organizações vencedoras do concurso Desafio de Impacto Social. Cada uma receberá R$ 1 milhão para desenvolver projetos filantrópicos.

Fuller diz "não ser por acaso" a escolha do Brasil como o terceiro país a receber o concurso (depois de Índia e Reino Unido, no ano passado). "Vemos nos brasileiros que fazem parte do nosso corpo diretor uma enorme habilidade de se adaptar e de fazer muito com um orçamento realmente baixo", afirma.

"Claro que há outras sociedades com muitos desafios, mas no Brasil há tanto os problemas como uma tecnologia emergente, uma cultura de empreendedorismo que usa os recursos de maneira racional e criativa."

Para ela, o Brasil está na "linha de frente" ao "equilibrar interesses de populações indígenas e de preservação ambiental" com desenvolvimento econômico.

PROJETOS

Durante o evento na quinta, os dez finalistas farão uma apresentação do projeto para um júri composto por Fuller, pelo presidente da Coteminas Josué Gomes da Silva, pelo apresentador Luciano Huck, pelo rapper MV Bill e por Viviane Senna, irmã de Ayrton Senna e diretora do instituto de mesmo nome.

Três dos vencedores serão escolhidos pelos jurados. O outro será definido por meio de votação on-line.

O Google acompanha o desenrolar do projeto "com metas, para garantir que o dinheiro seja corretamente aplicado". Mais do que financiar os projetos, diz ela, a ideia é fazer germinar uma "cultura de filantropia".

Fuller, que chefia há sete anos a divisão "social" da empresa –chamada Google.org e com orçamento anual de US$ 100 milhões–, foi responsável por oito anos pelos projetos filantrópicos de Bill Gates, período durante o qual diz ter aprendido um pouco da função que exerce hoje.

"Acho que a Bill & Melinda Gates Foundation [como se chama a organização do fundador da Microsoft] ajudou a elevar o patamar da caridade; fez com que pessoas de um alto nível social a levar a filantropia tão a sério quanto os negócios", diz.

Divulgação

Abaixo, os finalistas:

  • Associação Juntos com vc : site de arrecadação de fundos para projetos de ONGs que funciona no modelo de financiamento coletivo. O dinheiro seria usado para expandir a plataforma e divulgar a "cultura" do chamado "crowdfunding"
  • Associação O Eco : grupo de jornalistas que mantém portal de notícias de cunho ecológico. A ideia seria instalar uma rede de 80 sensores para monitorar a qualidade da água em quatro grande capitais da Amazônia (Belém, Manaus, Porto Velho e Rio Branco)
  • Conservation International do Brasil : a ideia da organização é criar um aplicativo destinado a pescadores que residem nas 22 reservas extrativistas, por meio do qual potenciais compradores possam atestar a procedência do peixe
  • Geledés Instituto da Mulher Negra : propõe criar um aplicativo a fim de coibir a violência contra mulheres. O app teria um "botão de pânico" para acionar uma pessoa cadastrada e solicitar ajuda a ela e informações como dicas e a localização de delegacias
  • Instituto Igarapé : a organização pretende mapear a violência praticada contra crianças no Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo por meio do que chama de Child Security Index (índice de segurança infantil), baseado em pesquisas realizadas com a ajuda de um aplicativo que seria desenvolvido
  • Instituto Mamirauá : a ONG quer criar uma máquina de gelo alimentada por energia solar a fim de conservar alimentos e pescado a ser vendido e que seria usada por comunidades isoladas na Amazônia
  • Instituto Socioambiental : o grupo criaria "mini-usinas" para processar cerca de cem itens coletados na floresta amazônica para munir povos indígenas e outras populações locais de uma ferramenta para comercializar produtos do bioma. Há um projeto-piloto em Altamira (Pará)
  • Instituto Zero a Seis : a ideia é que mães de bebês pequenos e gestantes recebam por SMS informações sobre como propiciar o desenvolvimento dos filhos. É baseado em um projeto similar nos EUA, chamado "Text4Baby"
  • Meu Rio : a organização pretende criar o que chama de Rede Minha Cidade –programas para PC e aplicativos de celular que permitiriam ao usuário participar da formulação de políticas públicas em 20 cidades brasileiras
  • Open Knowledge Brasil : a ONG criaria visualizações dos gastos dos governos federal, do Estado de São Paulo e da prefeitura paulistana para facilitar a compreensão da "máquina pública" e promover debates, cursos e guias acerca do uso do dinheiro arrecadado com impostos

Endereço da página:

Links no texto: