Folha de S. Paulo


Usuários móveis são 80% do Twitter no Brasil, diz pesquisa do microblog

Quatro em cada cinco usuários, ou 80% do total, acessam o Twitter pelo smartphone. O crescimento do acesso móvel foi divulgado pela empresa em uma pesquisa que traça o perfil de como o usuário brasileiro da plataforma se comporta.

O levantamento, que considera todo o universo brasileiro cadastrado, indica também que 97% dos tuiteiros assistem TV todos os dias. Enquanto assistem a telinha, 50% usam o celular, 44% buscam produtos para comprar e 32% procuram dados sobre o que estão vendo.

Segundo Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter para o Brasil, a pesquisa mostra que a plataforma é a principal ferramenta de segunda tela utilizada no país. Para ele, como a televisão ainda é um dos principais meios de investimento do mercado publicitário, o Twitter poderá acompanhar a estratégia das marcas para engajamento do usuário.

"Temos pesquisas que mostram que impactar o usuário via 'broadcast' e depois interagir com ele pela plataforma aumenta o potencial de compra em 16%."

A pesquisa mostrou ainda que os usuários da plataforma possuem três interesses principais: entretenimento, tecnologia e consumo. Conforme os dados, 85% dos membros da rede conversam regularmente com os amigos sobre novos produtos e 84% seguem contas de marcas.

Cada usuário segue, em média, 27 marcas na ferramenta. Entre os que consomem os conteúdos postados por empresas, 49% seguem os perfis de marcas buscando atendimento ao consumidor.

Os dados levantados são parte da estratégia do Twitter em oferecer informações para que as marcas entrem na plataforma e saibam melhor como interagir com o público alvo.

O anúncio ocorre no momento em que o mercado publicitário está agitado em função da queda do alcance orgânico de conteúdo de marcas no Facebook. A rede de Mark Zuckerberg diz que o movimento é natural e visa oferecer apenas posts que sejam relevantes para o interesse do consumidor.

Ribenboim nega que a pesquisa seja uma resposta do Twitter. Segundo ele, a preocupação é expor o diferencial da plataforma, que, ao contrário do Facebook, não possui um filtro para o conteúdo que é mostrado ao usuário.

O Twitter não divulga dados com relação ao número de usuários Brasil.

Reprodução

Endereço da página: