Folha de S. Paulo


Game de simulação espacial "Star Citizen" arrecada US$ 41 milhões

Para um projeto de game que tem a pretensão de "criar um universo", "Star Citzen" até que tem números que suportam a ambição.

Quase 500 mil pessoas investiram dinheiro na ideia -até agora foram mais de US$ 41 milhões arrecadados em pouco mais de um ano, um recorde em projetos de financiamento colaborativo.

Se observado pela parte da qualidade gráfica e verba envolvida na produção, o jogo parece ser um título AAA (como são chamados os "blockbusters" na indústria) de uma grande produtora.

Mas os milhões que a empresa tem em caixa foram arrecadados de forma independente, via Kickstarter e site próprio, sem a ajuda de financiadores ou empresas.

Chris Roberts, criador das séries "Wing Commander" e "Freelancer", responsável pelo projeto de "Star Citzen", diz que esse sistema ajuda a superar ao menos dois problemas graves da indústria: o alto e engessado custo dos lançamentos e a falta de liberdade criativa.

No sistema de financiamento colaborativo, a pressão por vendas é bem menor, já que o dinheiro entra durante o desenvolvimento e não só quando o produto está acabado. Outra vantagem é que as pessoas podem apoiar o projeto com quantias que variavam de US$ 5 a US$ 10 mil, no Kickstarter, ou de US$ 30 a US$ 65, no site do jogo.

"As produtoras sempre têm as mesmas perguntas: 'Você vai cumprir a sua data de lançamento? Vou conseguir vender 2 milhões de cópias ou 3 milhões de cópias do seu jogo?'. Aqui eu trilho meu próprio caminho", explica Roberts.

Conforme as pessoas colocam mais dinheiro no projeto, mais detalhes são adicionados ao roteiro do game.

ENREDO

"Star Citzen" é um simulador espacial ambientado no século 30. O game terá foco na interação entre jogadores, que contarão com uma economia dinâmica -preços dentro do jogo vão mudar de acordo com as ações dos personagens.

São inúmeras galáxias a explorar e naves para personalizar. Os participantes podem ser exploradores, comerciantes ou piratas, dentre outras opções disponíveis.

O jogo terá com suporte à resolução 4K e ao Rift, óculos de realidade aumentada comprado recentemente pelo Facebook por US$ 2 bilhões.

"Star Citzen" está programado para chegar ao mercado em 2015, mas ainda não tem data definida.

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: