Folha de S. Paulo


Apple, Google e Facebook lideram uso de energia limpa, diz Greenpeace

Um relatório do Greenpeace, divulgado nesta semana, aponta Google, Apple e Facebook como as três principais empresas de tecnologia e internet que usam energia limpa em seus serviços.

De acordo com a organização, os três estão 100% comprometidos com energias renováveis.

A Apple é a única a utilizar 100% de energia renovável para manter os servidores de armazenamento do iCloud e do iTunes. A empresa construiu fazendas de energia solar em seu data center na Carolina do Norte. A companhia fundada por Steve Jobs usa também energia eólica e geotérmica para abastecer seus centros de armazenamento de dados.

O Facebook, de acordo com o relatório, também abastece parte dos seus data centers com energia renovável na Carolina do Norte e no Oregon. Além da rede social on-line, os centros também são usados pelo Instagram.

Segundo o Greenpeace, o Google é o líder entre as empresas de internet que compram energia limpa em grande escala para alimentar a sua rede de sistemas online. Conforme o documento, a companhia consome 3.315 GWh de energia e 34% dos seus serviços –como Gmail, YouTube e Google Play– são abastecidos por fontes renováveis.

NO CAMINHO

Yahoo e Microsoft estão no caminho para se tornarem empresas "verdes". De acordo com o relatório do Greenpeace, as duas empresas ainda abastecem muitos de seus serviços com energia nuclear ou vinda de gás natural e carvão. Apesar disso, a Microsoft anunciou recentemente que assinou um termo de compromisso com a produção de energia eólica para abastecer seu centro de dados no Texas.

NA LANTERNA DO RANKING

Uma das empresas menos comprometidas ecologicamente, segundo o Greenpeace, é a Amazon. Segundo informações obtidas pela ONG, o Amazon Web Services utiliza apenas 15% de energia limpa para abastecer seus servidores. Além disso, a Amazon não divulga detalhes sobre as fontes de abastecimento da empresa.

O Twitter também figura na parte mais poluente do ranking. A empresa não possui data centers próprios e utiliza centros alugados, sem divulgar o tipo e a quantidade de eletricidade utilizada para manter seus dados armazenados.

O relatório completo, em inglês, está disponível no site da organização.


Endereço da página:

Links no texto: