Folha de S. Paulo


Microsoft atualiza Windows e Windows Phone e anuncia assistente virtual Cortana

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (2) a atualização Windows 8.1 para seu sistema operacional para computadores e a Windows Phone 8.1, para smartphones, e uma assistente virtual semelhante à de concorrentes como Siri, no iPhone, e Google Now, no Android, chamada Cortana.

A já esperada assistente virtual, que chega em versão "beta" (teste disponível ao público), entende comandos de voz e também responde "falando" em celulares equipados com o Windows Phone, como os da Nokia –empresa adquirida pela Microsoft e que também anunciará novidades nesta quarta.

A versão 8.1 do Windows Phone será embutida a celulares novos vendidos a partir do final deste mês, e será disponibilizada por meio de uma atualização aos demais usuários "nos próximos meses", segundo a Microsoft.

A princípio, somente comandos em inglês serão interpretados e proferidos, assim como aconteceu quando do lançamento de serviços análogos pelos concorrentes da empresa americana –Siri, no iPhone, ainda não entende português, cenário diverso do do Google Now.

A assistente registra hábitos e preferências do usuário automaticamente para fazer recomendações precisas como ao, por exemplo, perceber que o dono do celular está atrasado para o trabalho e emitir um alerta para que saia de casa, ou um sobre o voo cujos dados foram inseridos na agenda do smartphone foi adiado.

"Acorde-me amanhã às 7h", disse no palco do evento em que anunciou a novidade Joe Belfiore, diretor da divisão de sistemas operacionais da Microsoft, durante o evento para desenvolvedores chamado Build. "Ok, te acordarei amanhã às 7h", respondeu o software.

Outra pergunta atendida foi "quais os melhores restaurantes em Palo Alto, e quais deles aceitam reservas?". Dúvidas como o tempo em uma cidade, quantas calorias há em determinado alimento e a idade de um famoso têm suas respostas adicionadas a outros aplicativos integrados à assistente.

Outro app integrado é o Skype, que pertence à Microsoft: ele reconhece comandos como "faça uma ligação para fulano".

Apesar de chegar depois dos concorrentes e de estar em fase de teste público, há pouca inovação em Cortana (a menos dentre as capacidades apresentadas pela gigante de software sediada em Redmond, Washington).

Cortana é o nome de uma personagem cibernética da série de jogos "Halo", da própria Microsoft. Recentemente, uma assistente pessoal também foi retratada no cinema, no filme "Ela" ("Her"), de Spike Jonze.

OUTRAS FUNÇÕES

Entre as demais novidades para a versão mais recente do sistema para celulares, estão a central de notificações e configurações rápidas –a tela que é "chamada" com o gesto de deslizar o dedo do topo da tela para baixo–, com visual renovado e novas funções.

A tela de bloqueio (que aparece quando o celular está em "standby" o botão de desbloqueio é presssionado) ganhou a opção de ser configurada com aparência e capacidades variadas.

A personalização das "live tiles", ícones de aplicativos na interface principal, tornou-se mais livre e passou a permitir que o usuário aplique um fundo diferente de só cores sólidas, como era antes.

Há implementações no teclado "flow" que fizeram o sistema de digitação, por meio do qual o usuário "desenha" sobre as teclas, o mais rápido já lançado, segundo a empresa.

Uma capacidade nova, chamada Wi-Fi Sense, sincroniza senhas de redes de internet sem fio entre dispositivos com as mais recentes versões do Windows e do Windows Phone. Por meio do software, o usuário também pode permitir que amigos conectem-se ao wi-fi de casa sem ter de passar a senha a eles –dado que todos estejam usando aparelhos com Windows Phone 8.1. Esse serviço também recomenda redes sem fio abertas e seguras que estejam ao alcance do celular, por meio de dados coletados da base de usuários do Windows Phone.

O anúncio ainda está sendo realizado e deve ter novidades sobre o sistema para PCs ainda nesta tarde.

O jornalista YURI GONZAGA viajou a convite da Microsoft


Endereço da página:

Links no texto: