Folha de S. Paulo


Há 10 anos, lançamento do Gmail parecia pegadinha de 1º de abril

No começo da década passada, já eram famosas as brincadeiras de 1º de abril do Google, em que a empresa divulga novos produtos absurdos (e falsos).

Então, quando Larry Page anunciou, no dia 1º de abril de 2004, que lançaria um serviço de e-mail com 1 Gbyte de espaço para cada usuário, demorou um pouco para ser levado a sério –na época, os principais concorrentes do mercado, Yahoo! Mail e Hotmail, ofereciam 4 Mbytes e 2 Mbytes, respectivamente.

A estreia foi um prenúncio do que o Gmail representaria –tem sido ele um dos principais responsáveis por puxar a inovação no setor.

Depois de seu lançamento, tanto Yahoo! como Hotmail foram forçados a multiplicar seu espaço de armazenamento. A história se repetiu nos anos seguintes com o chat embutido no e-mail, a conversa por vídeo, os aplicativos para celular e a encriptação de mensagens, recursos em que o Gmail foi pioneiro.

Ainda assim, demorou oito anos para que o serviço desbancasse o Hotmail, fundado em 1996, e se tornasse, pelas contas do próprio Google, o webmail mais popular do mundo.

Nessa trajetória, a maior frustração talvez tenha sido o Wave, projeto experimental alardeado como o futuro revolucionário do e-mail, mas que afastou os usuários com sua interface confusa e abarrotada de recursos.

Mais recentemente, as denúncias de espionagem do governo americano também foram um revés para o serviço, amenizado talvez pelo fato de todas as outras grandes empresas de tecnologia também estarem envolvidas.

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress
Arte com a linha do tempo dos dez anos do Gmail.
Arte com a linha do tempo dos dez anos do Gmail.

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