Folha de S. Paulo


Desenvolvedores tiram do ar 'Netflix pirata' por questões legais

Reprodução

O Popcorn Time, software que permitia usuários assistissem a filmes distribuídos em torrent no modelo de streaming (visualizar sem esperar o fim do download), foi retirado do ar nesta sexta-feira (14) por seus criadores em decorrência de questões legais.

O grupo de desenvolvedores se mantém anônimo, mas se identifica como "um grupo de 'geeks' de Buenos Aires" –a "mascote" do serviço é o Pochoclín, algo como pipoquinha.

Por meio de um texto divulgado no site Medium, os autores do programa, anônimos, disseram que "nosso experimento nos pôs em infinitos debates sobre pirataria e direitos autorais, ameaças legais e o sombrio aparato que faz com que nos sintamos em risco ao fazer o que amamos. E essa é uma batalha da qual não queremos participar."

No texto, os autores dizem que houve instalações em todos os países do mundo do Popcorn Time, que deixava que o usuário assistisse a vídeos subidos irregularmente em sites como o Pirate Bay, por exemplo.

Os desenvolvedores dizem que o projeto é legal. "Nós checamos isso quatro vezes. Mas, como vocês sabem, isso é raramente o suficiente [para manter o serviço rodando]."

A página principal do site getpopcornti.me, por meio do qual era possível baixar o software, também foi substituído pelo texto de despedida.

Reprodução

Os autores dizem ter iniciado o programa como "um desafio para eles mesmos" e que a reação foi muito melhor que a imaginada. "Pessoas que respeitamos e outras que são nossos heróis disseram maravilhas do Popcorn Time, o que é muito mais do que a que queríamos chegar com um experimento no qual investimos algumas semanas."

"As pessoas arriscam-se a levar multas, sofrerem processos e quaisquer consequências só para assistir a um filme em suas sandálias. Só para ter o tipo de experiência que merecem. E, talvez, pedir gentilmente por alguns trocados por mês para ver qualquer filme que quiser é um pouco melhor do que isso."

BitTorrent (ou torrent) é um protocolo de distribuição de arquivos que permite a conexão P2P ("peer-to-peer", de máquina a máquina), em vez de máquina a servidor. É amplamente usado para distribuir conteúdo pirata.


Endereço da página:

Links no texto: