Folha de S. Paulo


Criador do Bitcoin tem 64 anos e mora na Califórnia, diz revista

A revista americana "Newsweek" publicou nesta quinta-feira (6) uma reportagem revelando a suposta identidade do criador da moeda digital Bitcoin.

Segundo a repórter Leah Goodman, o homem é um japonês radicado nos EUA, tem 64 anos e se chama Satoshi Nakamoto –nome que já era atribuído ao criador do Bitcoin, mas que muitos acreditavam se tratar de um pseudônimo.

Formado em física, Nakamoto mora na Califórnia, onde leva um vida simples, e é aficionado por miniaturas de trem. Estima-se que quem criou os Bitcoins tenha uma fortuna de cerca US$ 400 milhões em moeda virtual.

Segundo Goodman, Nakamoto teria uma carreira "envolta em mistérios", que incluiria trabalhos secretos para o departamento de defesa do governo dos Estados Unidos. Ele mantinha sua participação na criação do Bitcoin em segredo –nem sua família sabia.

Embora tenha entrevistado vários familiares e o próprio Nakamoto, a "Newsweek" não conseguiu que ele admitisse explicitamente ser o criador da moeda virtual mais popular do mundo.

Depois de uma troca e-mails frustrada, Leah Goodman viajou até sua casa em Temple City, na Califórnia, e conseguiu uma conversa breve com o suposto criador do Bitcoin. O diálogo se deu na presença de um policial, chamado por Satoshi assim que a repórter bateu na porta de sua casa.

"Eu não estou mais envolvido nisso [Bitcoin] e não posso discutir", disse Nakamoto. "Está com outras pessoas, eles são os responsáveis agora. Eu não tenho mais nenhuma conexão."

Ontem, após a "Newsweek" publicar o texto na internet, Nakamoto disse que nunca ouvir falar sobre bitcoins. "Eu não tenho nada a ver com isso." A revista mantém que sua reportagem está correta.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: